Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: INSERINDO DISCENTES COMO ATORES SOCIAIS.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo trata da utilização de Metodologias Ativas no processo de ensino aprendizagem, na formação de Técnicos de Enfermagem em Instituição de Ensino Estadual, a partir da inserção de discentes como atores sociais da construção de seu próprio conhecimento, através de múltiplos espaços de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se em referencial teórico sobre a utilização de metodologias ativas e espaços diferenciados de construção do conhecimento, como Moran (2015), Bacich (2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014), bem como dos fundamentos conceituais e históricos da Educação Profissional e Tecnológica, a partir de autores como Barato (2008), Ciavatta (2010), Frigotto (2010) e Ramos (2017), apoiados também no discurso humanizado, integrador e inclusivo de pesquisadores como como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), que direcionam o trabalho na perspectiva de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. Metodologicamente, este estudo se mostra como um relato de experiência que apresenta a proposta curricular do Curso Técnico em Enfermagem desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, que oportuniza ações de aprendizagem significativa, a fim de transformar as realidades do aluno; otimizar o ensino e melhorar a formação, integrando conhecimentos prévios e relacionando-os com o raciocínio reflexivo e clinico, e com a assistência de enfermagem, pela oferta do conhecimento anterior à vivência de sala de aula. A título de resultados, obteve-se evidencias sobre o alcance de instrumentos educacionais eficientes, que introduziram dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na geração de conhecimentos. Ao fim, constatou-se que as metodologias ativas podem modificar beneficamente o processo de formação de Técnicos de Enfermagem.

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