Este estudo trata da utilização de Metodologias Ativas no processo de ensino aprendizagem, na formação de Técnicos de Enfermagem em Instituição de Ensino Estadual, a partir da inserção de discentes como atores sociais da construção de seu próprio conhecimento, através de múltiplos espaços de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se em referencial teórico sobre a utilização de metodologias ativas e espaços diferenciados de construção do conhecimento, como Moran (2015), Bacich (2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014), bem como dos fundamentos conceituais e históricos da Educação Profissional e Tecnológica, a partir de autores como Barato (2008), Ciavatta (2010), Frigotto (2010) e Ramos (2017), apoiados também no discurso humanizado, integrador e inclusivo de pesquisadores como como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), que direcionam o trabalho na perspectiva de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. Metodologicamente, este estudo se mostra como um relato de experiência que apresenta a proposta curricular do Curso Técnico em Enfermagem desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, que oportuniza ações de aprendizagem significativa, a fim de transformar as realidades do aluno; otimizar o ensino e melhorar a formação, integrando conhecimentos prévios e relacionando-os com o raciocínio reflexivo e clinico, e com a assistência de enfermagem, pela oferta do conhecimento anterior à vivência de sala de aula. A título de resultados, obteve-se evidencias sobre o alcance de instrumentos educacionais eficientes, que introduziram dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na geração de conhecimentos. Ao fim, constatou-se que as metodologias ativas podem modificar beneficamente o processo de formação de Técnicos de Enfermagem.