Este artigo relata a experiência obtida pela equipe que participou das Olimpíadas Nacionais de História do Brasil – ONHB durante as edições de 2020 até 2023 e, a partir dessa experiência, desenvolveu atividades de extensão voltadas a oferecer oficinas de análise e interpretação de fontes documentais para as escolas estaduais das cidades de Capanema, de Planalto e de Realeza, no estado do Paraná. Nas atividades os estudantes participantes foram instrumentalizados a reconhecer o uso de diferentes fontes no processo de produção do conhecimento histórico, identificar os diferentes agentes sociais e contextos envolvidos em sua produção. Ao final do projeto, os participantes traçaram um novo olhar para os sujeitos e processos históricos que muitas vezes são secundarizados nas ementas do componente curricular, bem como, foram capazes de explicar historicamente os fatos e processos estudados, constriram identidades e alteridades, compreenderam o processo de produção do conhecimento histórico, ampliaram o horizonte de interpretações, reconhecendo conceitos históricos singulares, categorias transistóricas, entre outros. Amparados nesse conhecimento identificamos a ampliação da participação dos estudantes da cidade e região na Olimpíada Nacional de História do Brasil, bem como a melhora no desempenho das equipes das escolas participantes. Consideramos ainda que atividades dessa natureza devem ser elaboradas e executadas de modo continuo, para além da mera disputa e premiação, por terem potencial de modificar sensivelmente suas percepções sobre produção de conhecimento e por serem um instrumento de combate a ideologias negacionistas.