SINDROME DE BURNOUT COMO AMEAÇA A QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98817 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5502 "inscrito_id" => 19055 "titulo" => "SINDROME DE BURNOUT COMO AMEAÇA A QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL" "resumo" => "A educação de modo geral, em ambiente escolar, lida com grandes desafios, contudo na educação infantil o peso deste desafio é maior, visto que a responsabilidade de professoras e professores é atravessada pela competência de alfabetizar e pela ausência de recursos, reconhecimento, apoio e segurança, e neste contexto o estresse pode se intensificar levando a um processo mais amplo e sindrômico. Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a síndrome de burnout em professores, partindo do pressuposto que este fenômeno é uma ameaça à qualidade de vida dos docentes. O burnout é uma condição resultante à exposição crônica a fatores estressores relacionados ao trabalho. Pode se manifestar de forma psíquica, física e social. Apresenta em sua caracterização, a exaustão emocional, a despersonalização e baixa realização pessoal. Sendo assim, pode se tornar um preditor de transtornos psicológicos como depressão, ansiedade, pânico, transtornos alimentares, do sono, e etc. Por meio de uma revisão bibliográfica este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento de fatores de risco e fatores de proteção na manifestação da síndrome de burnout em professores. Pretende-se com este estudo, contribuir para a reflexão sobre a importância de investigar o tema, por meio de pesquisa, focando em marcadores sociais (gênero, idade, faixa salarial, rede pública ou privada, região do país, se há rede de apoio, entre outros) e em ações individuais, coletivas e institucionais que contribuam para melhorar a qualidade de vida de professoras e professores do ensino infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19055_TB5502_18092023151308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE EMANUELLE CIPRIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Anne Emanuelle" "autor_email" => "anneapsi13@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98817 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5502 "inscrito_id" => 19055 "titulo" => "SINDROME DE BURNOUT COMO AMEAÇA A QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL" "resumo" => "A educação de modo geral, em ambiente escolar, lida com grandes desafios, contudo na educação infantil o peso deste desafio é maior, visto que a responsabilidade de professoras e professores é atravessada pela competência de alfabetizar e pela ausência de recursos, reconhecimento, apoio e segurança, e neste contexto o estresse pode se intensificar levando a um processo mais amplo e sindrômico. Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a síndrome de burnout em professores, partindo do pressuposto que este fenômeno é uma ameaça à qualidade de vida dos docentes. O burnout é uma condição resultante à exposição crônica a fatores estressores relacionados ao trabalho. Pode se manifestar de forma psíquica, física e social. Apresenta em sua caracterização, a exaustão emocional, a despersonalização e baixa realização pessoal. Sendo assim, pode se tornar um preditor de transtornos psicológicos como depressão, ansiedade, pânico, transtornos alimentares, do sono, e etc. Por meio de uma revisão bibliográfica este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento de fatores de risco e fatores de proteção na manifestação da síndrome de burnout em professores. Pretende-se com este estudo, contribuir para a reflexão sobre a importância de investigar o tema, por meio de pesquisa, focando em marcadores sociais (gênero, idade, faixa salarial, rede pública ou privada, região do país, se há rede de apoio, entre outros) e em ações individuais, coletivas e institucionais que contribuam para melhorar a qualidade de vida de professoras e professores do ensino infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19055_TB5502_18092023151308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE EMANUELLE CIPRIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Anne Emanuelle" "autor_email" => "anneapsi13@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }