Notícias recorrentes de agressões entre alunos têm preocupado a comunidade escolar, visto que os veículos de comunicação evidenciam diversos casos de agressões físicas, verbais e psicológicas ocorrendo entre os estudantes, bem como agressões destes direcionadas aos professores. Um exemplo marcante destes fatos foi o assassinato de uma professora na cidade de São Paulo em março de 2023, que foi amplamente divulgado pela mídia, tal como tantos outros relatos de agressão. Assim, mediante a elevação dos índices que marcam esses episódios, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância da atuação do psicólogo escolar na capacitação dos profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos, como uma estratégia para a redução de diferentes tipos de agressões na escola. À vista disto, o desenvolvimento deste trabalho se deu através de uma revisão de caráter narrativa dos materiais já publicados acerca da temática encontrada na literatura científica. Para tanto, recorreu-se aos mecanismos Google Scholar, SciELO, Periódicos CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que os profissionais relatam dificuldades para intervir em situações de agressão, afirmando a necessidade de uma capacitação voltada para o manejo desses comportamentos em sala de aula, com o intuito de atuar na redução das condutas inadequadas dos alunos. Neste sentido, considerando que a agressão presente nas escolas pode resultar em consequências danosas para a aprendizagem e para a saúde integral dos envolvidos, observou-se a importância da atuação de psicólogos escolares no desenvolvimento de qualificações socioemocionais junto aos docentes, visto a eficácia destas práticas na redução dos diferentes tipos de agressão. Assim, espera-se que este estudo forneça subsídios para que os profissionais da educação possam executar intervenções em prol da minimização de práticas agressivas no âmbito escolar.