Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA TEMÁTICA RELACIONADA A MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99655
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6590
    "inscrito_id" => 21044
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA TEMÁTICA RELACIONADA A MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA"
    "resumo" => "A produção do saber científico sempre esteve associada a homens brancos, colocando mulheres em um papel de coadjuvante. Ao realizar uma intersecção entre raça e gênero, as mulheres negras sofrem um processo de dupla desigualdade, tendo seus feitos científicos apagados. Oficinas Temáticas (OT) podem ser utilizadas como ferramentas para tratar o papel das mulheres negras na ciência, através de uma abordagem contextualizada. O objetivo deste trabalho é trazer um relato de experiência dos licenciandos em química sobre uma OT desenvolvida na educação básica, a qual tinha como enfoque articular o conteúdo químico de mistura e métodos de separação de misturas com a pesquisa desenvolvida por Alice Ball relacionada a extração do óleo de chaulmoogra para o tratamento da hanseníase. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A OT foi elaborada por estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe Campus Itabaiana, na disciplina que tratava de Relações Étnicas e Raciais no Ensino de Química, a qual foi construída baseando-se nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990). No primeiro momento, percebeu-se que a maior parte dos alunos, com a aplicação dos cards com feitos científicos, associavam esses feitos a homens e não às mulheres, possivelmente devido à ausência de discussões nas aulas sobre essas temáticas. No terceiro momento, com a produção dos fanzines, os alunos conseguiram interagir e elaborar o material, em sua maioria, retratando a história de Alice Ball e o óleo de chaumoogra. Foi possível trabalhar nos estudantes, ideias pré-concebidas em seu processo formativo, relacionadas à presença das mulheres negras na ciência. Por fim, constatou-se que a aplicação da OT permitiu a articulação entre o conteúdo científico e a temática sobre mulheres negras na ciência, trazendo novos conhecimentos aos alunos e contribuindo na formação docente dos licenciandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21044_TB6590_20062023203208.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DE ANIZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA"
    "autor_email" => "valeria_2019@outlook.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99655
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6590
    "inscrito_id" => 21044
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA TEMÁTICA RELACIONADA A MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA"
    "resumo" => "A produção do saber científico sempre esteve associada a homens brancos, colocando mulheres em um papel de coadjuvante. Ao realizar uma intersecção entre raça e gênero, as mulheres negras sofrem um processo de dupla desigualdade, tendo seus feitos científicos apagados. Oficinas Temáticas (OT) podem ser utilizadas como ferramentas para tratar o papel das mulheres negras na ciência, através de uma abordagem contextualizada. O objetivo deste trabalho é trazer um relato de experiência dos licenciandos em química sobre uma OT desenvolvida na educação básica, a qual tinha como enfoque articular o conteúdo químico de mistura e métodos de separação de misturas com a pesquisa desenvolvida por Alice Ball relacionada a extração do óleo de chaulmoogra para o tratamento da hanseníase. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A OT foi elaborada por estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe Campus Itabaiana, na disciplina que tratava de Relações Étnicas e Raciais no Ensino de Química, a qual foi construída baseando-se nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990). No primeiro momento, percebeu-se que a maior parte dos alunos, com a aplicação dos cards com feitos científicos, associavam esses feitos a homens e não às mulheres, possivelmente devido à ausência de discussões nas aulas sobre essas temáticas. No terceiro momento, com a produção dos fanzines, os alunos conseguiram interagir e elaborar o material, em sua maioria, retratando a história de Alice Ball e o óleo de chaumoogra. Foi possível trabalhar nos estudantes, ideias pré-concebidas em seu processo formativo, relacionadas à presença das mulheres negras na ciência. Por fim, constatou-se que a aplicação da OT permitiu a articulação entre o conteúdo científico e a temática sobre mulheres negras na ciência, trazendo novos conhecimentos aos alunos e contribuindo na formação docente dos licenciandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21044_TB6590_20062023203208.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DE ANIZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA"
    "autor_email" => "valeria_2019@outlook.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A produção do saber científico sempre esteve associada a homens brancos, colocando mulheres em um papel de coadjuvante. Ao realizar uma intersecção entre raça e gênero, as mulheres negras sofrem um processo de dupla desigualdade, tendo seus feitos científicos apagados. Oficinas Temáticas (OT) podem ser utilizadas como ferramentas para tratar o papel das mulheres negras na ciência, através de uma abordagem contextualizada. O objetivo deste trabalho é trazer um relato de experiência dos licenciandos em química sobre uma OT desenvolvida na educação básica, a qual tinha como enfoque articular o conteúdo químico de mistura e métodos de separação de misturas com a pesquisa desenvolvida por Alice Ball relacionada a extração do óleo de chaulmoogra para o tratamento da hanseníase. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A OT foi elaborada por estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe Campus Itabaiana, na disciplina que tratava de Relações Étnicas e Raciais no Ensino de Química, a qual foi construída baseando-se nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990). No primeiro momento, percebeu-se que a maior parte dos alunos, com a aplicação dos cards com feitos científicos, associavam esses feitos a homens e não às mulheres, possivelmente devido à ausência de discussões nas aulas sobre essas temáticas. No terceiro momento, com a produção dos fanzines, os alunos conseguiram interagir e elaborar o material, em sua maioria, retratando a história de Alice Ball e o óleo de chaumoogra. Foi possível trabalhar nos estudantes, ideias pré-concebidas em seu processo formativo, relacionadas à presença das mulheres negras na ciência. Por fim, constatou-se que a aplicação da OT permitiu a articulação entre o conteúdo científico e a temática sobre mulheres negras na ciência, trazendo novos conhecimentos aos alunos e contribuindo na formação docente dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.