O presente artigo versa sobre a Formação Continuada e a Educação Hospitalar e as implicações na prática docente, inserindo aspectos inerentes e relevantes com o intuito de compreender as implicações da formação continuada na prática de professores que atuam em ambiente hospitalar. Para isso, o enfoque metodológico se ancora na abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa exploratória com um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ), junto às Bases do periódico Capes e a BDTD, em um recorte temporal de cinco anos, de 2018 a 2022, com uso de descritores como: “Formação continuada” “Educação Hospitalar” e “Prática Docente”, com uso de booleanos e filtros para refinar a busca, que foram compilados em quadros sistemáticos. Os resultados apontam que as produções estão mais concentradas na Região Sudeste, com 118 trabalhos, sendo 15 relativos ao nosso objeto de estudo. Nestes trabalhos, destaca-se a formação continuada e a atuação docente fora dos espaços não-escolares, especialmente em ambiente hospitalar. Tais trabalhos evidenciam que a formação continuada propicia além de conceitos teóricos e metodológicos, os docentes tenham capacidade e adaptação a uma nova sala de aula, a classe hospitalar, indicando respeito e compreensão das crianças e adolescentes hospitalizados em período de escolarização. Conclui-se que as pesquisas inferem a importância da formação continuada necessária para a atuação do professor em ambientes hospitalares, além da união conjunta entre professores e membros do hospital, propondo uma visão humanizada porque considera todo o contexto vivido pela criança hospitalizada.