É sabido que a educação tem um efeito catalisador no bem-estar dos indivíduos e no futuro do nosso planeta. A educação de qualidade (ODS 4) integra a agenda de desenvolvimento sustentável 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo entendida como aquela que é inclusiva e equitativa, promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, propicia a aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias para a promoção do desenvolvimento sustentável, competências técnicas e profissionais para emprego, trabalho decente, empreendedorismo etc. Considerando que vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, com implicações importantes no trabalho, consumo, produção de bens e serviços e nas formas como as pessoas interagem, crescem os entendimentos acerca da necessária aquisição de competências digitais (letramento, fluência digital etc.) para atuar nesse contexto. Assim sendo, as discussões sobre o uso e o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na educação, ganham cada vez mais relevância. Recentemente, foi instituída a Política Nacional de Educação Digital estabelecendo a educação digital, na educação pública, como um dever do Estado brasileiro. Em vista disso, no trabalho refletimos sobre as contribuições das TIDCs para a educação de qualidade com base em uma revisão sistemática de literatura. Para tanto, levantamos artigos científicos na base do Google Acadêmico a partir dos seguintes descritores: “educação”, “tecnologia”, “fluência digital”, “desenvolvimento sustentável”; e “educação de qualidade” e “tecnologias digitais” (em inglês e português). Os resultados apontam a predominância de estudos qualitativos abarcando discussões sobre o uso de tecnologias digitais em diferentes níveis e modalidades de educação: básica, de jovens e adultos (EJA), superior. Dentre as contribuições apontadas destacam-se: estímulo à curiosidade e ao engajamento dos estudantes, desenvolvimento de capacidades e habilidades para compreender, refletir e problematizar conceitos científicos complexos, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento sistêmico comprometido com o desenvolvimento sustentável.