A educação musical na sociedade contemporânea, está presente em diversos espaços e contextos sociais. Nesse cenário, os projetos sociais têm se destacado como espaços que utilizam a educação musical para se trabalhar principalmente a inclusão e a transformação social. O presente trabalho, apresenta parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de pós-graduação latu sensu em educação musical, e que tem como objetivo principal, analisar um projeto de educação musical desenvolvido no município de Marabá – PA, pelo Instituto SERVI- Sonho e Esperança em Restituir Vidas. O referido projeto, foi implantado em um bairro marabaense caracterizado pelo alto índice de vulnerabilidade social, e teve como objetivo inicial a transformação social da vida de crianças, adolescentes e jovens daquela localidade por meio da música. O projeto oferta aulas de flauta doce, canto coral, violão, prática de banda e musicalização infantil e atende um público variado. Por meio dessas oficinais, busca-se trabalhar não apenas os aspectos musicais como também o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, assim como, trabalhar a socialização, o conviver em grupo, o respeito ao próximo e principalmente a formação humana e social do aluno. O nosso trabalho apresenta dados parciais sobre como esse projeto está organizado, quais seus objetivos no que diz respeito ao uso da educação musical como ferramenta de mudança social, e quais os resultados e impactos dessas ações educativas na vida dos participantes do projeto.