O presente artigo foi produzido a partir da necessidade de reduzir os índices de evasão escolar em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Manaus/AM. Muitos fatores ainda são grandes desafios no âmbito educacional e a evasão escolar, que se agravou com a pandemia da COVID-19 e continua sendo uma das causas pelas quais buscamos estratégias para combatê-lo e até dirimir. As consequências da evasão escolar que são imensuráveis coladas em um contexto social, que concerne da distorção idade-série até o aumento de desemprego no país. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar os desafios e metodologias adotadas para reduzir e/ou até dirimir os índices de evasão em uma escola de tempo integral, por esta razão o interesse em analisar os fatores e a aplicabilidade de estratégias com este público-alvo, alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O problema da pesquisa busca responder questões como: 1) quais fatores mais influenciam para evasão escolar e 2) quais desafios e estratégias estão sendo desenvolvidas para redução da evasão? Tendo como pressuposto da pesquisa pessoas e análise de comportamentos, fatores históricos sociais, trata-se de uma pesquisa qualitativa e etnográfica onde realizamos a observação participante, registro de dados e rotinas. Recorremos, à pesquisa bibliográfica que nos deu aporte teórico para a análise dos dados obtidos, tendo como referencial teórico a Constituição Federal (1988), documentos norteadores nacionais e artigos e publicações científicas que nos trouxeram à luz vários esclarecimentos. Por meio das estratégias desenvolvidas na referida escola estadual de tempo integral concluímos que nos três últimos anos letivos conseguimos reduzir os índices de evasão escolar e melhorar o desempenho escolar e desenvolvimento dos estudantes, favorecendo uma aprendizagem mais eficaz, garantindo o direito de acesso à escolaridade, frequentar um ambiente que proporcione o pleno desenvolvimento integral dos estudantes.