A Instituição de ensino tem um importante papel na Educação, pois é responsável pelo desenvolvimento das competências básicas dos estudantes. Sabemos que, o ensino-aprendizagem de química, precisa ser fortalecido, ele está muito distante do que o aluno vivência hoje, Por exemplo, em relação aos conceitos de Química, a abordagem dos conteúdos, poderia dá ênfase, a acontecimentos reais do dia-a-dia dos discentes proporcionando uma reflexão crítica, consequentemente isso iria contribuir na formação para o exercício da cidadania dos alunos. Assim, na busca de repensar o ensino de Química relacionado à realidade do estudante, realizamos atividades experimentais e contextualizadas, relacionadas entre as múltiplas áreas de conhecimento, como as obras de Cruz e Sousa, poeta negro de Santa Catarina, Conceição Evaristo, e entre outros autores. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de atividades experimentais e contextualizadas como instrumento pedagógico para construção de aprendizagem integradas no Ensino de Química, entre as múltiplas áreas de conhecimento, em uma escola pública de atuação do MOCIM ( Mostra Cientifica Multidisciplinar) na cidade de CARUARU - PE. A abordagem metodológica desta pesquisa se-caracterizou como quantitativa, com seus objetivos voltados ao aspecto exploratório ao qual coletamos dados que possibilitaram conhecer, discutir e compreender algumas concepções dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Os resultados Esperados foram satisfatórios, os discentes compreenderam e relacionaram os conceitos de química com, obras de Cruz e Sousa, e Conceição Evaristo, Mariele Franco, Paulo Freire, Malala e Oscar Niemeyer e o seu significado, e conseguiram diminuir a abstração da Química a partir dessas atividades vivenciadas na MOCIM.