É fundamental a necessidade de apresentar ferramentas e metodologias que busque a reflexão da prática pedagógica, envolvendo o jovem na centralidade do processo educativo e o motive para realização do seu projeto de vida. Segundo Rêgo, Sousa e Silva (2021) o docente desempenha um papel importante na sociedade, mediando o estudante no processo de aprendizagem, estimulando para se tornarem cidadãos críticos, criativos, autônomos e capazes de superar as adversidades do seu cotidiano. Portanto, a busca de novas metodologias é importante para despertar o interesse e motivação dos alunos. Por isso, este projeto de intervenção vem reafirmar as suas escolhas, solucionar problemas do seu cotidiano, sensibilizar a comunidade escolar, tornando-o sujeito ativo em todo processo de construção do conhecimento. O projeto integra ciência e tecnologia, tornando o ensino significativo, motivador e despertando o letramento científico, contribuindo significativamente em todo processo de aprendizagem. O projeto foi desenvolvido em uma escola estadual técnica e integral na cidade de Lagoa Seca-PB. Mediante aos aspectos geográficos e climáticos da região, onde no período de abril a agosto, ocorrem chuvas intensas potencializando o acúmulo de água em diversos locais públicos e privados, em zonas urbanas e rurais. Esse acúmulo de água pode ocasionar desova de mosquitos como o Aedes Aegypti, assim, dando abertura para doenças de arboviroses como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Após desova, ocorre o processo de incubação, larva, pupa e mosquito. Assim, a partir da problemática local, os alunos começaram a pensar sobre uma possível solução para esse problema. A metodologia aplicada foi da aprendizagem baseada em projetos e a abordagem STEAM, chegando a um protótipo economicamente viável. Foram produzidos repelentes a base de citronela e velas aromatizantes a partir de cravo da índia, usando a parafina a base de óleo de coco, sem nenhum derivado de petróleo.