RESENDE, Andressa Aguiar De Souza et al.. Discursos de base para docência. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100065>. Acesso em: 22/11/2024 04:00
Neste artigo, focaliza-se as articulações discursivas que têm se constituído sobre o discurso a respeito do significante docência e currículo em textos políticos brasileiros, que tentam assegurar uma educação integral de qualidade previamente estabelecida para dadas identidades brasileiras. Esta pesquisa se constitui a partir das contribuições da perspectiva discursiva de currículo, desenvolvidas por Lopes e Macedo (2011) e por aportes teórico-metodológicos das abordagens pós-estrutural e pósfundacional da Teoria Política do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015). Como resultado deste trabalho, identificou-se a constituição de discurso numa perspectiva estrutural em tentativa por delimitar modelo de currículo e docência sempre em resposta a demanda por qualidade no campo educacional brasileiro, afirmando a possibilidade de constituição de identidades capazes de transformar a sociedade através da educação. Nesse sentido, buscamos interpretar os discursos que se estabelecem nessas relações, apontando para a sua contingência e seu caráter radicalmente contextual. Essas normativas se constituem nos discursos da política curricular, vista como necessária à formação inicial dos professores de educação básica, um currículo que seja capaz de garantir uma identidade docente e que garanta o desenvolvimento das competências e a qualificação profissional dos professores para assegurar uma educação integral de qualidade para todas as identidades brasileiras.