Um dos temas mais discutidos e mais controversos do estudo da evolução, é a origem da nossa espécie Homo sapiens. Como chegamos aqui? De onde viemos? Este tema confronta ciência e crenças religiosas e impacta o ensino fundamental, médio e superior. Falar de nosso passado evolutivo de forma abstrata dificulta a difusão dos conhecimentos científicos que explicam a nossa origem. Aqui relatamos a experiência do uso de réplicas de crânios de hominídeos impressos em três dimensões (3D) para o ensino de evolução humana nos níveis médio e superior, bem como em atividades de extensão. Inicialmente foi realizada uma curadoria para seleção dos modelos dos crânios dos fósseis da linhagem evolutiva humana para impressão. Os crânios selecionados foram impressos em 3D pelo professor Edgar Amorim no Laboratório de Prototipagem do Centro de apoio à Pesquisa (CENAPESQ) da UFRPE. Foram impressos oito crânios (Pan troglodytes, Sahelanthropus tchadensis, Ardipithecus ramidus, Australopithecus afarensis, Homo habilis, Homo erectus, Homo heidelbergensis e Homo neanderthalensis). Este material foi utilizado para auxiliar no ensino das disciplinas de Genética e Evolução da UFRPE (90 alunos), Genética e Evolução Humana dos cursos de Bacharelado em Enfermagem (88 alunos) e Bacharelado em Nutrição (91 alunos) da UFPE. O material também foi usado na semana de Biologia do Colégio de ensino médio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (47 participantes) e para o público em geral nas palestras do Darwin Day (242 participantes), promovido pelo Grupo de pesquisa em Ecologia, Genética e Evolução da UFRPE. A oportunidade de explicar várias características de nossa trajetória evolutiva utilizando as réplicas de crânios impressas em 3D facilitou a difusão do conhecimento científico para o público geral e para os alunos do ensino médio e universitários.