O presente artigo apresenta um estudo sobre a análise das primeiras concepções de infância e como essa terminologia é compreendida até os dias atuais, ou seja, mostrar como suscitaram tais questionamentos sobre o termo infanto e suas modificações de acordo com as mudanças históricas. O objetivo desse estudo consiste em compreender as mudanças e os conceitos históricos que se sucederam com o tempo sobre as concepções de infância. Especificamente, visa discutir o conceito de infância; identificar a dimensão que o conceito de infância ocupa no meio social; e, entender as principais contribuições do programa criança feliz para a primeira infância. Na busca por compreendermos a atual concepção de infância, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com três colaboradoras do Programa Federal Criança Feliz, na cidade de Cajazeiras – PB. Este estudo inicia-se com o marco da primeira infância e as suas características como políticas públicas, que impulsionaram as concepções de infância. As informações obtidas foram analisadas e refletidas, compreendendo que o Programa Criança Feliz é uma das políticas públicas que mais influência na primeira infância, de modo a fortalecer os laços afetivos, o desenvolvimento cognitivo e a valorização da família como base primordial para o alcance do desenvolvimento pleno dessas crianças.