O objetivo deste estudo é analisar se as decisões do Conselho de Classe reconduzem as práticas pedagógicas, reorientando o processo ensino e aprendizagem, em seu aspecto de qualidade, nas escolas públicas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os colégios selecionados para a pesquisa foram o Colégio Estadual Santos Dias - CESD e o Colégio Estadual Melchíades Picanço - CEMP. Participaram da pesquisa professores e membros da equipe técnico-pedagógica que atuavam no ensino médio. Os critérios de seleção desses participantes foram por amostra probabilística. Da totalidade de 35 professores, 80% foram selecionados, o que corresponde a 28 professores do ensino médio, sendo 17 do CESD e 11 do CEMP, além de 3 representantes da equipe técnico-pedagógica, sendo um do CESD e dois do CEMP, o que corresponde a 100% da totalidade. Esses percentuais tornaram-se significativos por permitirem uma visão do universo pesquisado. Na pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e base epistêmica, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, o questionário estruturado e a Ficha de Visita (FV) da inspeção escolar. Os resultados revelam que o grupo pesquisado intrinsicamente conhece e sabe que a dinâmica do Conselho de Classe aponta para uma avaliação formativa e condutora das práticas pedagógicas e, consequentemente, a reorienta o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a prática descaracteriza todo esse conhecimento. A partir dos resultados, é possível afirmar que as decisões do Conselho de Classe não reconduzem as práticas pedagógicas no sentido de reorientar o processo ensino-aprendizagem, nos colégios aqui investigados, e possivelmente, isso acontece também em outras escolas públicas do município de São Gonçalo- RJ.