Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONSELHO DE CLASSE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO/RJ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3031
    "inscrito_id" => 8437
    "titulo" => "O CONSELHO DE CLASSE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO/RJ"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é analisar se as decisões do Conselho de Classe reconduzem as práticas pedagógicas, reorientando o processo ensino e aprendizagem, em seu aspecto de qualidade, nas escolas públicas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os colégios selecionados para a pesquisa foram o Colégio Estadual Santos Dias - CESD e o Colégio Estadual Melchíades Picanço - CEMP. Participaram da pesquisa professores e membros da equipe técnico-pedagógica que atuavam no ensino médio. Os critérios de seleção desses participantes foram por amostra probabilística. Da totalidade de 35 professores, 80% foram selecionados, o que corresponde a 28 professores do ensino médio, sendo 17 do CESD e 11 do CEMP, além de 3 representantes da equipe técnico-pedagógica, sendo um do CESD e dois do CEMP, o que corresponde a 100% da totalidade. Esses percentuais tornaram-se significativos por permitirem uma visão do universo pesquisado. Na pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e base epistêmica, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, o questionário estruturado e a Ficha de Visita (FV) da inspeção escolar. Os resultados revelam que o grupo pesquisado intrinsicamente conhece e sabe que a dinâmica do Conselho de Classe aponta para uma avaliação formativa e condutora das práticas pedagógicas e, consequentemente, a reorienta o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a prática descaracteriza todo esse conhecimento. A partir dos resultados, é possível afirmar que as decisões do Conselho de Classe não reconduzem as práticas pedagógicas no sentido de reorientar o processo ensino-aprendizagem, nos colégios aqui investigados, e possivelmente, isso acontece também em outras escolas públicas do município de São Gonçalo- RJ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8437_TB3031_04102023213948.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADIA ALVES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "NADIA"
    "autor_email" => "nadiaalvesfreitas@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3031
    "inscrito_id" => 8437
    "titulo" => "O CONSELHO DE CLASSE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO/RJ"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é analisar se as decisões do Conselho de Classe reconduzem as práticas pedagógicas, reorientando o processo ensino e aprendizagem, em seu aspecto de qualidade, nas escolas públicas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os colégios selecionados para a pesquisa foram o Colégio Estadual Santos Dias - CESD e o Colégio Estadual Melchíades Picanço - CEMP. Participaram da pesquisa professores e membros da equipe técnico-pedagógica que atuavam no ensino médio. Os critérios de seleção desses participantes foram por amostra probabilística. Da totalidade de 35 professores, 80% foram selecionados, o que corresponde a 28 professores do ensino médio, sendo 17 do CESD e 11 do CEMP, além de 3 representantes da equipe técnico-pedagógica, sendo um do CESD e dois do CEMP, o que corresponde a 100% da totalidade. Esses percentuais tornaram-se significativos por permitirem uma visão do universo pesquisado. Na pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e base epistêmica, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, o questionário estruturado e a Ficha de Visita (FV) da inspeção escolar. Os resultados revelam que o grupo pesquisado intrinsicamente conhece e sabe que a dinâmica do Conselho de Classe aponta para uma avaliação formativa e condutora das práticas pedagógicas e, consequentemente, a reorienta o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a prática descaracteriza todo esse conhecimento. A partir dos resultados, é possível afirmar que as decisões do Conselho de Classe não reconduzem as práticas pedagógicas no sentido de reorientar o processo ensino-aprendizagem, nos colégios aqui investigados, e possivelmente, isso acontece também em outras escolas públicas do município de São Gonçalo- RJ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8437_TB3031_04102023213948.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADIA ALVES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "NADIA"
    "autor_email" => "nadiaalvesfreitas@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar se as decisões do Conselho de Classe reconduzem as práticas pedagógicas, reorientando o processo ensino e aprendizagem, em seu aspecto de qualidade, nas escolas públicas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os colégios selecionados para a pesquisa foram o Colégio Estadual Santos Dias - CESD e o Colégio Estadual Melchíades Picanço - CEMP. Participaram da pesquisa professores e membros da equipe técnico-pedagógica que atuavam no ensino médio. Os critérios de seleção desses participantes foram por amostra probabilística. Da totalidade de 35 professores, 80% foram selecionados, o que corresponde a 28 professores do ensino médio, sendo 17 do CESD e 11 do CEMP, além de 3 representantes da equipe técnico-pedagógica, sendo um do CESD e dois do CEMP, o que corresponde a 100% da totalidade. Esses percentuais tornaram-se significativos por permitirem uma visão do universo pesquisado. Na pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e base epistêmica, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, o questionário estruturado e a Ficha de Visita (FV) da inspeção escolar. Os resultados revelam que o grupo pesquisado intrinsicamente conhece e sabe que a dinâmica do Conselho de Classe aponta para uma avaliação formativa e condutora das práticas pedagógicas e, consequentemente, a reorienta o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a prática descaracteriza todo esse conhecimento. A partir dos resultados, é possível afirmar que as decisões do Conselho de Classe não reconduzem as práticas pedagógicas no sentido de reorientar o processo ensino-aprendizagem, nos colégios aqui investigados, e possivelmente, isso acontece também em outras escolas públicas do município de São Gonçalo- RJ.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.