O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a extensão popular a partir da análise das publicações do GT-06 – Educação Popular, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Partimos da compreensão de que o ensino, pesquisa e extensão compõem o tripé indissociável, que baliza a Universidade e seu papel frente à sociedade. Nesta linha, procuramos explicitar a importância da educação popular no sentido de fomentar nos sujeitos o pensamento crítico sobre a realidade, destacando suas contribuições para o trabalho de extensão. A metodologia empregada consistiu na revisão de literatura especializada nas temáticas aqui abordadas, a partir de autores como Freire (1897; 2006); Arroyo (2019); Brandão (2007) e Melo (2014), e no levantamento dos textos publicados nos anais das 39ª e 40ª reuniões da ANPED, realizadas, respectivamente, nos anos de 2019 e 2021. Deste modo, partimos da seguinte questão norteadora: Como a temática referente à extensão popular foi abordada nessas reuniões da ANPED? A pesquisa constatou que a maior parte dos anais presentes em tais reuniões, referiam-se a pesquisas de mestrado e doutorado, ou seja, pesquisas essas que poderiam ser aplicadas às necessidades presentes na sociedade, objetivando compensar os investimentos públicos que financiam o ensino superior. Esperamos, deste modo, contribuir com as discussões concernentes à extensão popular alcançando distintas e diversas áreas do saber.