O Ensino Médio (EM) configura-se como sendo a etapa crucial na formação do indivíduo, preparando-o para a vida adulta em suas mais variadas formas. Sua reforma trouxe mudanças significativas no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais para professores e alunos, algumas destas configurando-se como negativas. Diante disso, objetiva-se a partir deste trabalho analisar as lacunas ocasionadas pela implantação do Novo Ensino Médio (NEM), denominado no Rio Grande do Norte de Novo Ensino Médio Potiguar (NEMP), no ensino-aprendizagem da área do conhecimento das Ciências Naturais de uma escola pública em tempo integral da rede estadual de ensino, a partir da visão crítica e reflexiva dos docentes da referida área. Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa qualitativa e de campo, realizada durante o desenvolvimento das atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP), e para melhorar sua efetivação, as informações foram coletadas por meio da aplicação de um questionário a 4 docentes com a finalidade de analisar de que eles descrevessem sucintamente os principais problemas enfrentados no ensino-aprendizagem a partir da implantação do NEMP. Foram obtidos como principais resultados a desaprovação da implementação do NEMP, devido à alta redução da carga horária dos Base Comum (atualmente chamado de Itinerários Formativos) das Ciências Naturais. Em relação aos problemas enfrentados no ensino-aprendizagem a partir da implementação do NEMP, os docentes relataram que há grandes obstáculos devido à falta de carga horária suficiente para as aulas. Além disso, o docente afasta-se da sua formação básica para lecionar outros itinerários. No que diz respeito sobre como resolver esses problemas, os docentes também relataram que deveria ser revogado ou reformulado, facilitando o ensino-aprendizagem de professores e estudantes. Compreende-se, portanto, que o Novo Ensino Médio Potiguar se torna um grande vilão para ensino-aprendizagem dos itinerários formativos das Ciências Naturais, ocasionando grandes lacunas visando uma formação mais profissional que acadêmica.