Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM RODAS INTERATIVAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE PARINTINS - AM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99046
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5798
    "inscrito_id" => 17024
    "titulo" => "SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM RODAS INTERATIVAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE PARINTINS - AM"
    "resumo" => "A presente comunicação refere-se a um relato de experiência, realizado a partir das vivências de cinco discentes-monitoras do Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE intitulado Saúde Mental em Rodas Interativas: Transversalizando Ações entre a Universidade e a Comunidade Parintinense, realizado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ. A metodologia adotada consiste em realizar rodas interativas tendo como público alvo escolares, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral - CETI Deputado Gláucio Gonçalves As rodas interativas (Silva, 2021), parte central da metodologia adotada neste projeto de extensão refere-se a uma prática adotada e cunhada pela atuação profissional desde a perspectiva da psicologia social comunitária e educação popular em saúde. O principal objetivo deste relato é compartilhar experiências e saberes das monitores vivenciadas nos espaços de rodas interativas, propondo reflexões de fatores de risco e prevenção presentes na saúde mental dos adolescentes. Segundo Rodrigues (2015) “É importante criar, no ambiente escolar, um lugar de escuta, que gere proximidade para trabalhar as emoções [...]”, desta forma, construímos espaços de cuidado e acolhimento a partir dos assuntos selecionados pelos próprios estudantes afim de dialogar sobre saúde mental na escola. Na análise foram consideradas os temas e categorias emergentes deste processo considerando reflexões críticas e dialógicas das interlocuções entre educação e saúde. O presente relato está fundamentado em autores como Freire (1996), Senna & Dessen (2015) e Bressan (2014) entre outros os quais apresentam contribuições sobre círculo de cultura, saúde mental, e adolescência nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17024_TB5798_04102023235703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA RODRIGUES DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA"
    "autor_email" => "daianarodriguesdacruz@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99046
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5798
    "inscrito_id" => 17024
    "titulo" => "SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM RODAS INTERATIVAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE PARINTINS - AM"
    "resumo" => "A presente comunicação refere-se a um relato de experiência, realizado a partir das vivências de cinco discentes-monitoras do Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE intitulado Saúde Mental em Rodas Interativas: Transversalizando Ações entre a Universidade e a Comunidade Parintinense, realizado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ. A metodologia adotada consiste em realizar rodas interativas tendo como público alvo escolares, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral - CETI Deputado Gláucio Gonçalves As rodas interativas (Silva, 2021), parte central da metodologia adotada neste projeto de extensão refere-se a uma prática adotada e cunhada pela atuação profissional desde a perspectiva da psicologia social comunitária e educação popular em saúde. O principal objetivo deste relato é compartilhar experiências e saberes das monitores vivenciadas nos espaços de rodas interativas, propondo reflexões de fatores de risco e prevenção presentes na saúde mental dos adolescentes. Segundo Rodrigues (2015) “É importante criar, no ambiente escolar, um lugar de escuta, que gere proximidade para trabalhar as emoções [...]”, desta forma, construímos espaços de cuidado e acolhimento a partir dos assuntos selecionados pelos próprios estudantes afim de dialogar sobre saúde mental na escola. Na análise foram consideradas os temas e categorias emergentes deste processo considerando reflexões críticas e dialógicas das interlocuções entre educação e saúde. O presente relato está fundamentado em autores como Freire (1996), Senna & Dessen (2015) e Bressan (2014) entre outros os quais apresentam contribuições sobre círculo de cultura, saúde mental, e adolescência nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17024_TB5798_04102023235703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA RODRIGUES DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA"
    "autor_email" => "daianarodriguesdacruz@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente comunicação refere-se a um relato de experiência, realizado a partir das vivências de cinco discentes-monitoras do Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE intitulado Saúde Mental em Rodas Interativas: Transversalizando Ações entre a Universidade e a Comunidade Parintinense, realizado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ. A metodologia adotada consiste em realizar rodas interativas tendo como público alvo escolares, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral - CETI Deputado Gláucio Gonçalves As rodas interativas (Silva, 2021), parte central da metodologia adotada neste projeto de extensão refere-se a uma prática adotada e cunhada pela atuação profissional desde a perspectiva da psicologia social comunitária e educação popular em saúde. O principal objetivo deste relato é compartilhar experiências e saberes das monitores vivenciadas nos espaços de rodas interativas, propondo reflexões de fatores de risco e prevenção presentes na saúde mental dos adolescentes. Segundo Rodrigues (2015) “É importante criar, no ambiente escolar, um lugar de escuta, que gere proximidade para trabalhar as emoções [...]”, desta forma, construímos espaços de cuidado e acolhimento a partir dos assuntos selecionados pelos próprios estudantes afim de dialogar sobre saúde mental na escola. Na análise foram consideradas os temas e categorias emergentes deste processo considerando reflexões críticas e dialógicas das interlocuções entre educação e saúde. O presente relato está fundamentado em autores como Freire (1996), Senna & Dessen (2015) e Bressan (2014) entre outros os quais apresentam contribuições sobre círculo de cultura, saúde mental, e adolescência nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.