Neste estudo, objetiva-se realizar uma investigação da experiência do pesquisador-participante acerca da implementação do curso de Letras – Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Esse proposta corrobora a formulação de uma pesquisa crítica, a qual destitui do cânone acadêmico-científico o monopólio objetivista de construção, fundamentalmente, empirista, findada na realidade material das Ciências Naturais. Considerando essa mudança evidente de paradigma experimentada nos últimos anos, no âmbito das Ciências Humanas, esta investigação faz uso da Linguística Aplicada, campo de estudos inter-transdisciplinar. Tal escolha permite discutir questões por vezes esquecidas, comuns à comunidade e a epistemologia surdas. Para além disso, recorremos à autoetnografia, aos Estudos Descoloniais e aos Estudos Culturais. No que se refere à metodologia adotada, fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, com vistas a analisar o corpus, qual seja, um relato de experiência. A considerar a narrativa por parte do docente, ficou evidente o quão multifacetada foi a implantação dos cursos de Letras – Libras no país. Nesse processo, embora o corpo responsável desejasse realizar uma expansão – e, consequentemente, ampliação do ensino pelo país –, as dificuldades giravam em torno, sobretudo, das diferentes realidades regionais, e da dificuldade de ser obter dados reais sobre a eficácia da aprendizagem de temas deveras