Formar professores e reinventar a docência foi a tônica vivida nos últimos tempos e que impulsionou novas demandas na atuação docente em todos os níveis de ensino. De repente, o mundo do trabalho na profissão professor(a) se viu diante de mudanças rápidas como “aula remota emergencial”, devido a pandemia da covid-19, que assolou a humanidade de forma mais contundente no ano de 2020. Em tempos sombrios, do adoecimento físico e psicológico, do medo, da angústia, do distanciamento social, do sofrimento e da morte precoce, muitas mudanças ocorreram no campo do trabalho. Sendo necessária a reinvenção da docência. Nesse diálogo constante do que fazer e como fazer, está o registro de muitas experiências como as relatadas neste texto que tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas desenvolvidas com alunos do curso de Pedagogia da Ufac em 2022. As aprendizagens se materializam nos diálogos e novas formas de pensar a educação e o trabalho do professor a partir da utilização de recursos tecnológicos, uso de plataformas digitais e letramento digital. Freire (1979; 1997; 2005) é também apoio teórico na tessitura textual, trazendo para as análises do trabalho do(a) professor(a), o diálogo e as reflexões que pressupõem ações práticas, coletivas, dialéticas e dialógicas no movimento da práxis educativa que se aventuram na curiosidade, investiga, conhece, sabe, modifica, avança sem perder a rigorosidade acadêmica/científica.