Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEMANDAS FORMATIVAS E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95176
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 10654
    "titulo" => "DEMANDAS FORMATIVAS E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Formar professores e reinventar a docência foi a tônica vivida nos últimos tempos e que impulsionou novas demandas na atuação docente em todos os níveis de ensino. De repente, o mundo do trabalho na profissão professor(a) se viu diante de mudanças rápidas como “aula remota emergencial”, devido a pandemia da covid-19, que assolou a humanidade de forma mais contundente no ano de 2020. Em tempos sombrios, do adoecimento físico e psicológico, do medo, da angústia, do distanciamento social, do sofrimento e da morte precoce, muitas mudanças ocorreram no campo do trabalho. Sendo necessária a reinvenção da docência. Nesse diálogo constante do que fazer e como fazer, está o registro de muitas experiências como as relatadas neste texto que tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas desenvolvidas com alunos do curso de Pedagogia da Ufac em 2022. As aprendizagens se materializam nos diálogos e novas formas de pensar a educação e o trabalho do professor a partir da utilização de recursos tecnológicos, uso de plataformas digitais e letramento digital. Freire (1979; 1997; 2005) é também apoio teórico na tessitura textual, trazendo para as análises do trabalho do(a) professor(a), o diálogo e as reflexões que pressupõem ações práticas, coletivas, dialéticas e dialógicas no movimento da práxis educativa que se aventuram na curiosidade, investiga, conhece, sabe, modifica, avança sem perder a rigorosidade acadêmica/científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10654_TB705_19102023183120.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALDECY LIMA"
    "autor_email" => "aldecyczs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95176
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 10654
    "titulo" => "DEMANDAS FORMATIVAS E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Formar professores e reinventar a docência foi a tônica vivida nos últimos tempos e que impulsionou novas demandas na atuação docente em todos os níveis de ensino. De repente, o mundo do trabalho na profissão professor(a) se viu diante de mudanças rápidas como “aula remota emergencial”, devido a pandemia da covid-19, que assolou a humanidade de forma mais contundente no ano de 2020. Em tempos sombrios, do adoecimento físico e psicológico, do medo, da angústia, do distanciamento social, do sofrimento e da morte precoce, muitas mudanças ocorreram no campo do trabalho. Sendo necessária a reinvenção da docência. Nesse diálogo constante do que fazer e como fazer, está o registro de muitas experiências como as relatadas neste texto que tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas desenvolvidas com alunos do curso de Pedagogia da Ufac em 2022. As aprendizagens se materializam nos diálogos e novas formas de pensar a educação e o trabalho do professor a partir da utilização de recursos tecnológicos, uso de plataformas digitais e letramento digital. Freire (1979; 1997; 2005) é também apoio teórico na tessitura textual, trazendo para as análises do trabalho do(a) professor(a), o diálogo e as reflexões que pressupõem ações práticas, coletivas, dialéticas e dialógicas no movimento da práxis educativa que se aventuram na curiosidade, investiga, conhece, sabe, modifica, avança sem perder a rigorosidade acadêmica/científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10654_TB705_19102023183120.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALDECY LIMA"
    "autor_email" => "aldecyczs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Formar professores e reinventar a docência foi a tônica vivida nos últimos tempos e que impulsionou novas demandas na atuação docente em todos os níveis de ensino. De repente, o mundo do trabalho na profissão professor(a) se viu diante de mudanças rápidas como “aula remota emergencial”, devido a pandemia da covid-19, que assolou a humanidade de forma mais contundente no ano de 2020. Em tempos sombrios, do adoecimento físico e psicológico, do medo, da angústia, do distanciamento social, do sofrimento e da morte precoce, muitas mudanças ocorreram no campo do trabalho. Sendo necessária a reinvenção da docência. Nesse diálogo constante do que fazer e como fazer, está o registro de muitas experiências como as relatadas neste texto que tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas desenvolvidas com alunos do curso de Pedagogia da Ufac em 2022. As aprendizagens se materializam nos diálogos e novas formas de pensar a educação e o trabalho do professor a partir da utilização de recursos tecnológicos, uso de plataformas digitais e letramento digital. Freire (1979; 1997; 2005) é também apoio teórico na tessitura textual, trazendo para as análises do trabalho do(a) professor(a), o diálogo e as reflexões que pressupõem ações práticas, coletivas, dialéticas e dialógicas no movimento da práxis educativa que se aventuram na curiosidade, investiga, conhece, sabe, modifica, avança sem perder a rigorosidade acadêmica/científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.