A presente pesquisa trata-se do desenho de um edital para captação de práticas inspiradoras acerca da transição entre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa transição é marcada por rupturas na continuidade pedagógica, na metodologia, na avaliação e na relação entre professores e alunos. Essas rupturas podem gerar dificuldades de adaptação, desmotivação, baixo desempenho e evasão escolar. Neste sentido, o presente trabalho refere-se ao mapeamento de práticas inspiradoras no que concerne a realização desta transição de modo processual e contínuo em conformidade com orientações previstas nos documentos oficiais educacionais. Por isso, a captação de práticas terá como foco iniciativas sobre esta temática e será realizada por meio da abertura de um edital, inicialmente para profissionais da educação no município de Itapevi-SP, convidando-os a inscreverem uma prática de sua autoria. O referencial teórico-metodológico utilizado se apoia nos saberes docentes e na socialização de práticas inspiradoras. A seleção das práticas será feita por meio da análise quantitativa de atendimento aos critérios. A prática deverá ser descrita com base em experiência vivenciada anteriormente, não ultrapassando o limite de uma lauda, descrevendo autor(es); público alvo; objetivos; etapas e formas de avaliação. As práticas poderão ser inscritas em três grandes categorias: 1. Prática pedagógica nível turma; 2. Projeto nível escola e 3. Iniciativa entre escolas. As práticas recebidas serão analisadas através dos seguintes critérios: alinhamento com o currículo nacional, (máximo 50 pontos); clareza na descrição dos objetivos (máximo 25 pontos); atendimento às normas de ortografia e coerência (máximo 25 pontos). Os autores de práticas inscritas com pontuação superior à 70 pontos, serão convidados a participar de uma mentoria objetivando aperfeiçoar seu relato de experiência a fim de participar de um evento para socialização. O resultado parcial do trabalho se refere ao desenho para captação das práticas.