Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS LÚDICOS PARA ILUSTRAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA DE BIOMOLÉCULAS NA ASTROQUÍMICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As ferramentas lúdicas são peças-chave no ensino de espectroscopia, trazendo uma abordagem envolvente e estimulante. Ao tornar conceitos complexos mais palpáveis, elas proporcionam uma compreensão prática dos princípios espectroscópicos. Jogos, simulações e experimentos interativos permitem aos alunos explorar diferentes tipos de espectros, visualizando as mudanças de luz relacionadas à composição química. Essas ferramentas também proporcionam a vivencia da espectroscopia de maneira prática, desafiando os estudantes a resolver problemas. A astroquímica e a astrobiologia são disciplinas interconectadas que buscam compreender a química e a possibilidade de vida no universo. A astroquímica explora a composição química de estruturas cósmicas, enquanto a astrobiologia investiga a existência de vida além da Terra e as condições necessárias para sua manifestação. Essas multidisciplinaridade combina conhecimentos de astronomia, biologia, química e geologia para buscar ambientes habitáveis e entender a evolução vida. Ao abordar esses tópicos em sala de aula, é possível explorar a origem dos elementos químicos, a formação de planetas e a busca por sinais de vida em outros locais do universo, ampliando nossa compreensão do cosmos. Esses procedimentos podem ser ilustrados em sala de aula para alunos a partir da 1ª série do ensino médio, que possuem uma maturidade e conhecimento mais bem construído acerca do modelo atômico de Bohr. A partir de um sistema emissor de luz branca, é emitido parte do feixe como referência, enquanto que outra parte é emitida sobre uma supeficie colorida ilustrada com uma molécula e escondida por um anteparo. Com o reflexo dessa luz sobre a superficie, observamos a cor refletida, onde nesse processo, podemos ilustrar a espectroscopia das moléculas com alusão a cor refletida pela superfície escondida pelo anteparo, permitindo aos estudantes reconhecer a molécula necessariamente sem vê-la, apenas pela luz refletida. Esse experimento tem como objetivo eludicar aos alunos o estudo espectroscópico atravs do ensino de astroquímica.

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