O presente estudo teve por finalidade estudar como as relações interpessoais afetam a aprendizagem dos alunos, a fim de verificar como a escola poderá ressignificar. Para isto, fez-se o planejamento e preparação das aulas, mas também se considerou a postura do professor, bem como a participação da família no processo. Com a emergência de novos paradigmas de ensino, novas relações interpessoais foram estabelecidas baseada na escuta ativa, no afeto, na aceitação, cumplicidade e solidariedade que são aspectos imprescindíveis ao processo de ensino e aprendizagem. É preciso construir bases sólidas no processo educativo, buscando subsídios para minimização dos efeitos produzidos pela pandemia, a fim de viabilizar novas e diferentes maneiras de proporcionar uma formação aos estudantes que lhes possibilitem alcançar melhor resultado na aprendizagem. Nesta perspectiva, fez-se necessário verificar como essas relações se dão no espaço escolar, incluindo os profissionais e todos que dela participam e de que forma afetam os resultados envolvendo os de aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi feita uma análise documental de base qualitativa e quantitativa, recorrendo a alguns dados da instituição, assim como coletas por meio de entrevistas, participação em reuniões de Conselhos de Classe e busca de dados em documentos oficiais da instituição de ensino. Por meio desses dados é possível considerar que há vários fatores que causam prejuízos às aprendizagens dos alunos, especialmente os que se encontram nas relações estabelecidas nas situações de ensino e aprendizagem.