Este artigo apresenta os resultados de uma Sequência de Ensino Investigativa desenvolvida em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo geral elaborar, implementar e avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa para essa turma do Ensino Fundamental e como objetivos específicos, elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental; implementar, descrever e avaliar a vivência das atividades propostas, analisar as produções dos estudantes durante a realização das atividades. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, as atividades foram desenvolvidas seguindo uma Sequência Investigativa, dividida em dois momentos, no primeiro momento os alunos deveriam realizar um experimento e responder ao questionamento: o que causa o superaquecimento do Planeta Terra? No segundo momento foi realizado a contextualização e exposição do tema pela pesquisadora e os alunos deveriam escrever/desenhar o que foi aprendido durante a realização de todas as atividades desenvolvidas. Alguns estudantes ao final de todas as etapas chegaram a conclusões de que o efeito estufa é um fenômeno natural e do bem, o problema é o aumento de seus gases causados pela ação humana. A realização da Sequência de Ensino Investigativa foi enriquecedora tanto para os alunos, quanto para a pesquisadora. As discussões realizadas a respeito do efeito estufa no decorrer de todas as atividades foram importantes para a aquisição de conhecimento de ambas as partes. Podemos dizer que houve uma aprendizagem com significado e que os alunos passaram a compreender melhor o efeito estufa, assim como as consequências negativas que algumas ações humanas oferecem ao Planeta, como o aumento de seus gases.