Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EFEITO ESTUFA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98186
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4687
    "inscrito_id" => 16449
    "titulo" => "EFEITO ESTUFA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma Sequência de Ensino Investigativa desenvolvida em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo geral elaborar, implementar e avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa para essa turma do Ensino Fundamental e como objetivos específicos, elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental; implementar, descrever e avaliar a vivência das atividades propostas, analisar as produções dos estudantes durante a realização das atividades. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, as atividades foram desenvolvidas seguindo uma Sequência Investigativa, dividida em dois momentos, no primeiro momento os alunos deveriam realizar um experimento e responder ao questionamento: o que causa o superaquecimento do Planeta Terra? No segundo momento foi realizado a contextualização e exposição do tema pela pesquisadora e os alunos deveriam escrever/desenhar o que foi aprendido durante a realização de todas as atividades desenvolvidas. Alguns estudantes ao final de todas as etapas chegaram a conclusões de que o efeito estufa é um fenômeno natural e do bem, o problema é o aumento de seus gases causados pela ação humana. A realização da Sequência de Ensino Investigativa foi enriquecedora tanto para os alunos, quanto para a pesquisadora. As discussões realizadas a respeito do efeito estufa no decorrer de todas as atividades foram importantes para a aquisição de conhecimento de ambas as partes. Podemos dizer que houve uma aprendizagem com significado e que os alunos passaram a compreender melhor o efeito estufa, assim como as consequências negativas que algumas ações humanas oferecem ao Planeta, como o aumento de seus gases."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16449_TB4687_27062023160147.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CLEIDE LOURENÇO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "janeclourenco@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98186
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4687
    "inscrito_id" => 16449
    "titulo" => "EFEITO ESTUFA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma Sequência de Ensino Investigativa desenvolvida em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo geral elaborar, implementar e avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa para essa turma do Ensino Fundamental e como objetivos específicos, elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental; implementar, descrever e avaliar a vivência das atividades propostas, analisar as produções dos estudantes durante a realização das atividades. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, as atividades foram desenvolvidas seguindo uma Sequência Investigativa, dividida em dois momentos, no primeiro momento os alunos deveriam realizar um experimento e responder ao questionamento: o que causa o superaquecimento do Planeta Terra? No segundo momento foi realizado a contextualização e exposição do tema pela pesquisadora e os alunos deveriam escrever/desenhar o que foi aprendido durante a realização de todas as atividades desenvolvidas. Alguns estudantes ao final de todas as etapas chegaram a conclusões de que o efeito estufa é um fenômeno natural e do bem, o problema é o aumento de seus gases causados pela ação humana. A realização da Sequência de Ensino Investigativa foi enriquecedora tanto para os alunos, quanto para a pesquisadora. As discussões realizadas a respeito do efeito estufa no decorrer de todas as atividades foram importantes para a aquisição de conhecimento de ambas as partes. Podemos dizer que houve uma aprendizagem com significado e que os alunos passaram a compreender melhor o efeito estufa, assim como as consequências negativas que algumas ações humanas oferecem ao Planeta, como o aumento de seus gases."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16449_TB4687_27062023160147.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CLEIDE LOURENÇO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "janeclourenco@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Sequência de Ensino Investigativa desenvolvida em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo geral elaborar, implementar e avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa para essa turma do Ensino Fundamental e como objetivos específicos, elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito estufa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental; implementar, descrever e avaliar a vivência das atividades propostas, analisar as produções dos estudantes durante a realização das atividades. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, as atividades foram desenvolvidas seguindo uma Sequência Investigativa, dividida em dois momentos, no primeiro momento os alunos deveriam realizar um experimento e responder ao questionamento: o que causa o superaquecimento do Planeta Terra? No segundo momento foi realizado a contextualização e exposição do tema pela pesquisadora e os alunos deveriam escrever/desenhar o que foi aprendido durante a realização de todas as atividades desenvolvidas. Alguns estudantes ao final de todas as etapas chegaram a conclusões de que o efeito estufa é um fenômeno natural e do bem, o problema é o aumento de seus gases causados pela ação humana. A realização da Sequência de Ensino Investigativa foi enriquecedora tanto para os alunos, quanto para a pesquisadora. As discussões realizadas a respeito do efeito estufa no decorrer de todas as atividades foram importantes para a aquisição de conhecimento de ambas as partes. Podemos dizer que houve uma aprendizagem com significado e que os alunos passaram a compreender melhor o efeito estufa, assim como as consequências negativas que algumas ações humanas oferecem ao Planeta, como o aumento de seus gases.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.