A alfabetização cartográfica possibilita a compreensão da espacialização dos diferentes lugares da superfície terrestre, habilitando, de forma conjunta, entender as relações entre espaço e o tempo. Tendo isso em vista, diante da sua importância para a formação e desenvolvimento de diferentes habilidades pelos educandos, este presente artigo é o resultado da pesquisa quali-quantitativa sobre a alfabetização e letramento cartográfico do Ensino Fundamental, realizada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, da escola estadual paraibana Dom Moisés Coêlho, no município de Cajazeiras. Com o emprego da metodologia de avaliação diagnóstica com base nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Fundamentos da Alfabetização Cartográfica no Ensino de Geografia estabelecidos por Pissinati e Archela (2007), e A Cartografia Escolar e sua Importância para o Ensino de Geografia, de Santos e Fechine (2017), a pesquisa teve por objetivo avaliar as principais dificuldades dos alunos acerca da linguagem e do letramento cartográfico, com o intuito de mobilizar, além do uso de referenciais teóricos acerca da temática, ações que possam solucionar os problemas identificados. Os resultados obtidos mostraram que, embora parte dos alunos possuam um certo domínio acerca das noções cartográficas, a maioria demonstra o grau elevado de insuficiência de aprendizado sobre o tema, havendo a necessidade de incorporar metodologias ativas para mitigar os impactos da alfabetização deficitária. Tais ações fazem parte do trabalho desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica (PRP), ofertado pela CAPES, Subprojeto Geografia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).