O presente artigo visa trazer a tona reflexos acerca de como o texto dissertativo- argumentativo é importante para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e para tanto, procura-se contemplar aspectos tais como: quais problemas são apresentados pelos alunos na produção desse gênero? Quais demandas precisam ser trabalhadas para que haja uma melhora na produção dos textos? Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de investigar como acontece a coesão textual por meio das anáforas nas redações do Enem. Baseando-se nos pressupostos da linguística textual procuramos responder as questões: como ocorre e como contribuem as anáforas para a coesão da redação do Enem? Para responder a esses questionamentos analisamos algumas redações de alunos de um preparatório para exame. Para análise desses dados utilizamos os estudos de Koch (2018) e Fávero e Travaglia (2004), Sá (2007), Ciulla e Silva (2008) e Cavalcante (2011). Os pressupostos metodológicos deste trabalho se classificam como pesquisa qualitativa. Além da análise das redações mostrar a relevância das anáforas para construção de uma coesão adequada, também serve para obtenção da nota máxima na competência IV.