O presente trabalho discute a importância da iniciação científica no ensino fundamental e médio. Em tempos em que o trabalho dos cientistas ficou em evidência, quando foi possível à toda população perceber e valorizar sua dedicação e importância para a vida em todo o planeta, é fundamental analisar nossa prática e planejar estratégias que despertem o gosto pelo conhecimento e pela ciência em nossos alunos. Ao bem prepará-los para a pesquisa acadêmica, antes de tudo, estamos preparando cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, mais críticos diante dos fatos, mais atentos para escolhas mais saudáveis, enfim, mais atuantes e zelosos com a vida e o planeta. Cabe aos educadores, estimular a curiosidade científica, direcionar a observação, abrir as portas do conhecimento, valorizando o trabalho que segue um método e das possibilidades que isso abre para todos. Assim planejando a formação científica dos alunos, contribuiremos com seu futuro bom desempenho na graduação, pois chegarão nessa etapa da vida acadêmica conhecendo os princípios básicos de como fazer um bom trabalho de investigação e pesquisa, e mesmo um TCC que finaliza essa etapa da formação acadêmica e abre portas para outras, como dissertações, teses ou artigos científicos, além de minimizar os problemas enfrentados e relatados por alunos da graduação no ingresso e continuidade na pesquisa científica. A iniciação científica no ensino médio permite, ainda, a participação dos estudantes em Feiras Científicas nacionais e internacionais que, além de finalizar o processo de pesquisa com a sua divulgação, permite o compartilhamento de ideias, estimula o gosto pela descoberta científica, incentiva a troca entre iguais tão importante nessa faixa etária e certamente será o início da formação de um pesquisador. Contudo, para que o estímulo à pesquisa científica comece o mais cedo possível, é imprescindível a formação do professor do ensino básico como professor-pesquisador.