As políticas públicas conhecidas como políticas de ações afirmativas que objetiva a inclusão, se apresentam sendo de suma importância para o aumento do ingresso dos estudantes de classes sociais baixas no ensino superior. Estas políticas tornam a educação superior mais heterogênea do ponto de vista racial, social e educacional, no sentido de ampliar o acesso à universidade por meio de bonificação, por reserva de vagas ou cotas. Nesta direção, o presente artigo tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico dos estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC, pertencente a Universidade Estadual do Ceará - UECE. A metodologia da pesquisa tem como referência a abordagem qualitativa, através de uma pesquisa de campo, na qual utilizou-se um formulário produzido no Google Forms e enviado para uma turma de 39 alunos matriculados no curso de Pedagogia que ingressaram no ano de 2023.1, destes, somente 16 responderam o formulário, sendo 11 mulheres e 5 homens. Os resultados apontam que muitos dos alunos que ingressaram no curso de Pedagogia saíram recentemente do ensino médio, tendo idade entre 16 a 18 anos, todos fizeram o ensino médio em escolas públicas e uma grande porcentagem vem de pais que possuem escolaridade apenas do Ensino Fundamental. Vale ressaltar que, 1 entre os 16 participantes reside na zona rural e 15 residem na zona urbana, no qual, 5 moram de aluguel e 10 em casa própria. No Aspecto socioeconômico, 10 participantes declaram serem de famílias baixa renda, ou seja, contam com menos de um salário mínimo de renda familiar e 6 declaram receberem um salário mínimo.