Sabe-se que os gêneros textuais são relevantes no processo de ensino aprendizagem , por colaborarem no desenvolvimento da linguagem , ampliar a competência leitora e a capacidade de produção textual ,assim como o conhecimento gramatical da língua. Logo este artigo versará sobre estudos realizados a partir dos Parâmetros Curriculares Nacional(PCNS), no intuito de observar as contribuições desses gêneros no desenvolvimento da oralidade e do letramento dos aprendizes. Diante das novas perspectivas do ensino da língua Portuguesa e das concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e de alguns teóricos, sobre os gêneros textuais, que esse estudo é intitulado “A importância dos gêneros textuais no processo de ensino aprendizagem”. Sendo assim, enquanto objeto de ensino, pretende mostrar o que são os gêneros textuais, sua importância na aprendizagem, e o ensino dos referidos na aquisição da oralidade e letramento nos estudantes. Metodologicamente optamos nesta pesquisa por um delineamento bibliográfico, onde é apresentada uma abordagem qualitativa. Considerando a abordagem adotada constatou-se o quanto os gêneros textuais são indispensáveis no desenvolvimento das habilidades e competências leitoras, escritoras e oralidades no contexto de aprendizagem no âmbito escolar.