Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e ao Grupo de Pesquisa Elos, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como forma de atender a demanda referente a formação inicial de professores, foi criada no Brasil, em 2007, como uma das políticas públicas educacionais o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência voltado para estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior. Este estudo possui como objetivo apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e seu processo histórico como uma possibilidade na formação inicial de professores. Questiona-se: “Como foi o processo histórico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como possibilidade na formação inicial?”. A abordagem deste estudo é de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos de produção de dados são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental em editais do PIBID nos anos de 2007 a 2023. Além dos editais que instituíram o programa, o estudo possui como alguns referenciais teóricos: Aguiar (2009), Akkari (2011), Gatti (2010), Minayo (2012), Freire (1996), Ferragut (2014), Vieira (2007), entre outros. É possível perceber que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, apesar de mudanças no decorrer dos anos em razão do cenário político, econômico e social, ainda é uma possibilidade para estudantes de licenciaturas participarem e qualificarem a sua formação inicial, proporcionando, assim uma aproximação do cotidiano escolar durante a licenciatura.