A parceria existente entre a educação e saúde visa, dentre outros objetivos, mitigar os problemas mais comuns de saúde e trazer conhecimentos necessários sobre o corpo e o bem-estar. Devido a sua importância, as discussões sobre as temáticas relacionadas a promoção da saúde devem ser sempre incentivadas. Este trabalho buscou analisar os conteúdos relacionados a saúde bem como a sua sequência para a disciplina de ciências na Base Nacional Comum Curricular da segunda etapa do Ensino fundamental. Foi realizada uma análise da BNCC, seguindo a metodologia de Bardin. Algumas temáticas relacionadas a saúde se destacaram: no 6º ano aparecem habilidades relacionadas ao estudo dos sistemas nervoso e muscular, além da visão e dos efeitos das substâncias psicoativas; no 7º ano, a ênfase é dada para os programas e indicadores de saúde pública, destacando a importância da vacinação; no 8º ano, a temática da sexualidade é a que se destaca, incluindo o papel dos sistemas endócrino e genital além de reflexões sobre puberdade, métodos contraceptivos e ISTs; por fim, no 9º ano, são abordadas as questões relacionadas a hereditariedade e as aplicações da radiação na saúde. Considerando que a saúde é imprescindível para a qualidade de vida de um indivíduo e da sociedade, conclui-se que outras temáticas poderiam ser incluídas, especialmente as relacionadas ao corpo humano e aos táxons animais, vegetais e de microrganismos de interesse médico que não são abordados pela BNCC nessa etapa de ensino. O estudo dos sistemas cardiovascular, respiratório, urinário, linfático, imunológico, entre outros pode trazer noções de funcionamento do corpo e de autocuidados necessários para a manutenção de um corpo equilibrado, saudável. O estudo de animais e outros seres vivos de interesse médico pode ajudar na prevenção de zoonoses, bem como outros problemas de saúde.