Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS PRESENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97264
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3467
    "inscrito_id" => 12914
    "titulo" => "A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS PRESENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A parceria existente entre a educação e saúde visa, dentre outros objetivos, mitigar os problemas mais comuns de saúde e trazer conhecimentos necessários sobre o corpo e o bem-estar. Devido a sua importância, as discussões sobre as temáticas relacionadas a promoção da saúde devem ser sempre incentivadas. Este trabalho buscou analisar os conteúdos relacionados a saúde bem como a sua sequência para a disciplina de ciências na Base Nacional Comum Curricular da segunda etapa do Ensino fundamental. Foi realizada uma análise da BNCC, seguindo a metodologia de Bardin. Algumas temáticas relacionadas a saúde se destacaram: no 6º ano aparecem habilidades relacionadas ao estudo dos sistemas nervoso e muscular, além da visão e dos efeitos das substâncias psicoativas; no 7º ano, a ênfase é dada para os programas e indicadores de saúde pública, destacando a importância da vacinação; no 8º ano, a temática da sexualidade é a que se destaca, incluindo o papel dos sistemas endócrino e genital além de reflexões sobre puberdade, métodos contraceptivos e ISTs; por fim, no 9º ano, são abordadas as questões relacionadas a hereditariedade e as aplicações da radiação na saúde. Considerando que a saúde é imprescindível para a qualidade de vida de um indivíduo e da sociedade, conclui-se que outras temáticas poderiam ser incluídas, especialmente as relacionadas ao corpo humano e aos táxons animais, vegetais e de microrganismos de interesse médico que não são abordados pela BNCC nessa etapa de ensino. O estudo dos sistemas cardiovascular, respiratório, urinário, linfático, imunológico, entre outros pode trazer noções de funcionamento do corpo e de autocuidados necessários para a manutenção de um corpo equilibrado, saudável. O estudo de animais e outros seres vivos de interesse médico pode ajudar na prevenção de zoonoses, bem como outros problemas de saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12914_TB3467_19112023112404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA KELLY PINHEIRO LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bkellybio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97264
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3467
    "inscrito_id" => 12914
    "titulo" => "A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS PRESENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A parceria existente entre a educação e saúde visa, dentre outros objetivos, mitigar os problemas mais comuns de saúde e trazer conhecimentos necessários sobre o corpo e o bem-estar. Devido a sua importância, as discussões sobre as temáticas relacionadas a promoção da saúde devem ser sempre incentivadas. Este trabalho buscou analisar os conteúdos relacionados a saúde bem como a sua sequência para a disciplina de ciências na Base Nacional Comum Curricular da segunda etapa do Ensino fundamental. Foi realizada uma análise da BNCC, seguindo a metodologia de Bardin. Algumas temáticas relacionadas a saúde se destacaram: no 6º ano aparecem habilidades relacionadas ao estudo dos sistemas nervoso e muscular, além da visão e dos efeitos das substâncias psicoativas; no 7º ano, a ênfase é dada para os programas e indicadores de saúde pública, destacando a importância da vacinação; no 8º ano, a temática da sexualidade é a que se destaca, incluindo o papel dos sistemas endócrino e genital além de reflexões sobre puberdade, métodos contraceptivos e ISTs; por fim, no 9º ano, são abordadas as questões relacionadas a hereditariedade e as aplicações da radiação na saúde. Considerando que a saúde é imprescindível para a qualidade de vida de um indivíduo e da sociedade, conclui-se que outras temáticas poderiam ser incluídas, especialmente as relacionadas ao corpo humano e aos táxons animais, vegetais e de microrganismos de interesse médico que não são abordados pela BNCC nessa etapa de ensino. O estudo dos sistemas cardiovascular, respiratório, urinário, linfático, imunológico, entre outros pode trazer noções de funcionamento do corpo e de autocuidados necessários para a manutenção de um corpo equilibrado, saudável. O estudo de animais e outros seres vivos de interesse médico pode ajudar na prevenção de zoonoses, bem como outros problemas de saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12914_TB3467_19112023112404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA KELLY PINHEIRO LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bkellybio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A parceria existente entre a educação e saúde visa, dentre outros objetivos, mitigar os problemas mais comuns de saúde e trazer conhecimentos necessários sobre o corpo e o bem-estar. Devido a sua importância, as discussões sobre as temáticas relacionadas a promoção da saúde devem ser sempre incentivadas. Este trabalho buscou analisar os conteúdos relacionados a saúde bem como a sua sequência para a disciplina de ciências na Base Nacional Comum Curricular da segunda etapa do Ensino fundamental. Foi realizada uma análise da BNCC, seguindo a metodologia de Bardin. Algumas temáticas relacionadas a saúde se destacaram: no 6º ano aparecem habilidades relacionadas ao estudo dos sistemas nervoso e muscular, além da visão e dos efeitos das substâncias psicoativas; no 7º ano, a ênfase é dada para os programas e indicadores de saúde pública, destacando a importância da vacinação; no 8º ano, a temática da sexualidade é a que se destaca, incluindo o papel dos sistemas endócrino e genital além de reflexões sobre puberdade, métodos contraceptivos e ISTs; por fim, no 9º ano, são abordadas as questões relacionadas a hereditariedade e as aplicações da radiação na saúde. Considerando que a saúde é imprescindível para a qualidade de vida de um indivíduo e da sociedade, conclui-se que outras temáticas poderiam ser incluídas, especialmente as relacionadas ao corpo humano e aos táxons animais, vegetais e de microrganismos de interesse médico que não são abordados pela BNCC nessa etapa de ensino. O estudo dos sistemas cardiovascular, respiratório, urinário, linfático, imunológico, entre outros pode trazer noções de funcionamento do corpo e de autocuidados necessários para a manutenção de um corpo equilibrado, saudável. O estudo de animais e outros seres vivos de interesse médico pode ajudar na prevenção de zoonoses, bem como outros problemas de saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.