O processo de formação do aluno tem como objetivo instruí-lo para exercer sua cidadania na sociedade e compreender as dinâmicas que se projetam no espaço, com bases nas formulações da BNCC de Geografia que orienta a formação de cidadão, capazes de compreender as interações do espaço geográfico e suas temáticas, como as relações homem-meio e analisar os resultados dessas relações e os estudos na perspectiva de Silva e Travasso (2008), Santana e Costa (2013). Deste modo, o professor utiliza da perspectiva da geografia crítica para formar cidadãos aptos a compreender e analisar o espaço urbano em que vivem e como ele interfere em suas vidas no dia a dia, a exemplo do trajeto de sua casa à escola. O trabalho aqui relatado é uma abordagem do capítulo 11: urbanização da américa do sul, no livro Expedições geográficas, que relata a urbanização da América do Sul, com exemplo da cidade de Cajazeiras na Paraíba, onde residem. Sendo utilizado da categoria de lugar, para que eles possam compreender a formação urbana e os problemas ambientais que surgiram a partir disso, incentivadas pelo neoliberalismo nas últimas duas décadas no Brasil. Assim, os alunos relatam segundo o material estudado estes problemas de seus bairros e discutem como podem ser solucionados em espaços de diálogo em sala de aula.