O presente artigo é continuação de pesquisa realizada anteriormente, na qual se investigou as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste estudo, pôde-se constatar que um dos obstáculos à aprendizagem dos estudantes deste ano de ensino se relaciona, além dos desafios próprios da entrada na puberdade e das mudanças escolares, com uma série de lacunas que trazem da etapa de ensino anterior, ou seja, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir destas constatações, nos inquieta a seguinte questão: O que a Literatura aponta sobre a alfabetização matemática das docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este questionamento surgiu a partir da hipótese de que uma alfabetização matemática deficiente por parte desse grupo de professoras, pode prejudicar o processo de ensino desta disciplina. Assim, o artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a alfabetização matemática das professoras dos Anos Iniciais. Os resultados sugerem que a formação matemática de docentes dessa etapa de ensino é deficiente, o que pode acarretar em dificuldades de promover a alfabetização matemática de seus alunos. Logo, é importante que os cursos de formação inicial de professores apresentem currículos onde o ensino de Matemática ganhe mais ênfase e que haja formação continuada que dê conta de promover a alfabetização matemática de professoras que atuam nesta etapa do Ensino Fundamental.