O grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, tem realizado discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem da matemática nos contextos contemporâneos. Este estudo teve a pretensão de colocar em evidência as discussões realizadas acerca da prática pedagógica do educador matemático e, mais ainda, buscar futuramente subsidiar outras atividades de pesquisa do grupo. Desta feita, tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, entre os anos de 2014 e 2019. A pesquisa buscou refletir a partir da concepção de práticas pedagógicas como uma práxis intencional e que decorre de práticas sociais mais amplas e que teve por base a pesquisa qualitativa. A abordagem que foi adotada, fez uso da pesquisa bibliográfica e documental e, como técnicas, as entrevistas estruturadas e semi estruturadas, algumas delas foram elaboradas, desenvolvidas e encaminhadas via formulário google( email), além disso, foi utilizado para a coleta de dados o uso de gravações em áudio e vídeo. Destaca-se então que é fundamental a formação prática pedagógica, pois a troca entre professor-aluno se dá não apenas pelos conteúdos programáticos, mas sim pela construção de uma educação matemática reflexiva e dinâmica que é oriunda dessas práticas obtidas na graduação.