A COLABORAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LETRAS COMO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE Dheniffer Esterffany Silva de Oliveira Patrícia Roberta da Silva RESUMO O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi instituído pela Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, e pela Lei 11.502, de 11 de julho de 2007, com o objetivo de fortalecer a educação básica e incentivar a formação de professores por meio da concessão de bolsas de estudo. O PIBID visa valorizar e aprimorar os estudantes de licenciatura nas instituições de ensino superior. Objetivo: Este artigo tem como propósito relatar as experiências dos bolsistas do edital CAPES Nº 23/2022, Subprojeto – Letras da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, através deste programa e suas contribuições para a formação de professores. Metodologia: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, baseado no relato de experiências de participantes do PIBID. Resultados: O programa se apresenta como uma ferramenta essencial para a formação e capacitação de futuros docentes. Através da observação, reflexão e ação, os futuros docentes podem filtrar, reproduzir e, se necessário, remodelar práticas já existentes. Ao acompanhar um professor supervisor em sala de aula, o futuro docente adquire experiências não apenas em metodologias a serem utilizadas, mas também compreende que ser educador não significa deter todo o conhecimento, mas sim aprender com a jornada da docência ser mediador dentro da sala de aula. Conclusão: Diante do exposto, o PIBID tem contribuído de maneira significativa para a formação inicial de professores, viabilizando práticas que somente são possíveis por meio da interação na sala de aula, fortalecendo os laços entre a Universidade e Escola.