Este trabalho retrata a avaliação de programas e a educação profissional, sintetizado na avaliação do programa Primeiro Passo do Governo do Estado do Ceará, fruto da dissertação de Mestrado. O Primeiro Passo constitui-se em um programa necessário para a igualdade de condições de aprendizagem e de afirmação do jovem no mercado de trabalho. O referido programa do Governo Estadual do Ceará cria oportunidades voltadas para a inclusão socioprofissional de jovens que estão cursando o Ensino Médio, na perspectiva de promoção da qualidade de vida, com a efetivação de ações de qualificação profissional para jovens em situação de risco e de vulnerabilidade social, na faixa etária de 15 a 29 anos. O objetivo desse trabalho foi avaliar os impactos que o programa tem para o jovem aprendiz participante. A base referencial deste trabalho foi considerada a partir de autores relacionados à área da avaliação educacional e avaliação de programas. A metodologia utilizada foi quanti-quali, realizando pesquisa de campo, aplicação de questionários e observação. Os resultados nos mostraram que as influências no processo de aprendizado do jovem que participa do programa são evidenciadas por meio das ações do campo de estágio e de aprendizagem. São necessárias reformulações e realocações para desenvolvimento de algumas ações com vistas a melhorias no desempenho das atividades do jovem aluno\estagiário, contribuindo para uma efetiva qualidade dos serviços oferecidos.