Este trabalho compartilha resultados do Projeto de Extensão "ACOLHE: Construção de valores inclusivos e promoção de educação em saúde (Ano IV)" em sua interface com Escolas da Educação Básica. Com olhar voltado especialmente aos profissionais, docentes ou não, essa ação teve como objetivo primeiro o acolhimento e a instrumentalização destes profissionais para a construção de estratégias de resiliência e enfrentamento aos desafios cotidianos, construção do sentimento de pertencimento e problematização do vazio existencial. Ações como essa se justificam frente ao crescente quadro de adoecimento docente e a urgente necessidade de potencializar o autocuidado e a desconstrução de barreiras atitudinais que se constituem em obstáculos à busca por atenção e cuidado em saúde mental. Tendo como principais referenciais teóricos Viktor Frankl e Paulo Freire, utilizou-se de uma metodologia participativa em que o diálogo se faz mediado por discussões teóricas e relatos do cotidiano escolar. Tendo início no final de 2022, a ação já foi desenvolvida em três escolas públicas, localizadas em bairros periféricos da cidade, envolvendo aproximadamente 120 profissionais. Em cada uma das escolas foi possível perceber, nas avaliações dos participantes, a importância de uma pausa na correria diária do trabalho para voltar a atenção para o bem estar sócio-bio-psíquico-espiritual individual e coletivo. Nesse momento de parada, a discussão sobre a realização de valores, aqui entendidos como valores criativos, atitudinais e vivências se evidencia como necessidade para a conscientização em relação às escolhas pessoais e coletivas no momento presente, já que afetam, de forma inexorável, os acontecimentos futuros. Há indicativos de que ações de autocuidado individual e coletivo devem fazer parte da rotina da escola e não ficar restrita às poucas ações advindas de projetos exteriores, uma vez que as ações aprendidas e realizadas dentro e a partir da escola impactam toda a dinâmica social.