A formação continuada docente, tem sido foco de atenção de muitos pesquisadores e estudiosos, principalmente ao se considerar as várias habilidades e competências que são indicadas na Base Nacional Comum Curricular para a educação escolar. O que requer investimentos na formação continuada para que se efetive possibilidades de acesso aos conhecimentos, práticas de ensino, sobretudo, da reflexão do contexto educacional. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que objetivou compreender o contexto da formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação para os professores do município de Humaitá/Amazonas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise dos documentos das políticas formativas, tendo como base a abordagem teórico-metodológica do ciclo de políticas de Ball, considerando que buscou-se compreender a trajetória das políticas no contexto de influência, da produção de texto e da prática. Os resultados indicam que há poucos movimentos locais e espaços criados para o desenvolvimento profissional via formação continuada, apesar disso, os professores tem possibilidades formativas, contudo é necessário observar se estes cursos atendem suas reais necessidades, estes cursos não podem se configurar apenas atividades pontuais de exigências externas; destaca-se a importante parceria entre Secretaria Municipal de Educação e universidades (federal e estadual) na oferta de cursos; Há também o foco na preparação para as avaliações externas; convém destacar que ainda há professores sem formação inicial, apesar de serem poucos essa questão é preocupante.