PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS INTEGRAIS DE PERNAMBUCO, CAMINHO PARA O EMPODERAMENTO RESUMO O programa de protagonismo juvenil nas escolas integrais em Pernambuco, deu acesso aos protagonistas as interrelações com a comunidade escolar e essa cultura possibilitou ao longo do tempo o desenvolvimento da autonomia dos estudantes protagonistas e se tornou elemento fundamental para a construção da noção de empoderamento. A conquista dessa autonomia só foi possível quando os estudantes se tornaram protagonistas de suas histórias, quando passaram a perceber o peso da própria influência nas decisões coletivas e a importância de sair do estado de passividade para buscar seus direitos. O empoderamento dos protagonistas com suas ações individuais e coletivas são fator indispensável para o seu desenvolvimento. Este objetiva-se discutir a relevância do protagonismo juvenil nas escolas de Pernambuco para empoderamento, a formação de um perfil protagonista, que possibilite desenvolver sua autonomia e o interesse pela conquista de seus direitos básicos na sociedade a fim de alcançar a prática da cidadania e da democracia através da participação ativa nas decisões. A metodologia fez-se uso de revisão de literatura com consulta às bases de dados e utilização de autores clássicos e contemporâneos. Do ponto de vista da mobilidade social, o protagonista se vê como autor de sua história, onde autonomia e as condutas são geridas não contra, mas sim através da liberdade individual, gerando empoderamento. Através de temas desenvolvidos no arcabouço teórico, chegamos a conclusão que estudantes envolvidos no Programa de Protagonismo Juvenil, tem um empoderamento, percebendo que é ser ativo e não apenas reivindicativo, frequência concomitante em suas respostas, sendo feita a avaliação na análise de conteúdo, com os pressupostos de Bardin. O olhar voltado para a educação humanizada e critica, o Estado de Pernambuco está desenvolvendo um protagonismo social, uma qualidade no ensino público.