Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASPECTOS EMOCIONAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES DO PROJETO SETEMBRO AMARELO – DENTRO DE UM ABRAÇO PARA A SAÚDE EMOCIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98841
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5536
    "inscrito_id" => 12019
    "titulo" => "ASPECTOS EMOCIONAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES DO PROJETO SETEMBRO AMARELO – DENTRO DE UM ABRAÇO PARA A SAÚDE EMOCIONAL"
    "resumo" => "A presente produção analisa a relevância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem a partir da realização do Projeto Setembro Amarelo - Dentro de um abraço (PSADUA). Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de questionários, aplicados com 65 alunos de 6º a 9º ano e com 3 professores participantes do projeto, de uma escola pública municipal de tempo integral da cidade de Piripiri/PI, no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva através do programa Excel 365. A proposta foi desenvolvida partindo do pressuposto que no mês de setembro realiza-se a campanha do setembro amarelo, campanha mundial que faz referência a conscientização do combate ao suicídio e sugere ações a serem desenvolvidas relacionadas às emoções. Foram desenvolvidas atividades com os discentes objetivando ressaltar a importância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem, além de ressaltar a importância dos discentes enquanto parte da comunidade escolar. A pesquisa evidenciou a importância de se trabalhar as habilidades emocionais destes estudantes ao passo que após a realização do projeto 100% dos docentes afirmaram que os discentes apresentaram melhoria na aprendizagem e em aspectos emocionais relacionados ao comportamento e convívio com os outros pares e equipe escolar. Após o PSADUA verificou-se: uma maior proximidade dos estudantes com as pessoas no ambiente escolar; que 55% dos discentes se sentiam tristes, desanimados ou ansiosos antes de participar do PSADUA; que 65% dos discente se sentiram felizes depois de participar do PSADUA, que 69% dos discentes afirmarem que mudaram seu comportamento para melhor após a participação no PSADUA e, que 65% demonstraram uma maior proximidade com toda a comunidade escolar após participar do PSADUA. Conclui-se que a maioria dos discentes ficaram mais abertos ao diálogo e à interação facilitando o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12019_TB5536_04102023094458.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LAURA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA COSTA"
    "autor_email" => "flauracosta09@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98841
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5536
    "inscrito_id" => 12019
    "titulo" => "ASPECTOS EMOCIONAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES DO PROJETO SETEMBRO AMARELO – DENTRO DE UM ABRAÇO PARA A SAÚDE EMOCIONAL"
    "resumo" => "A presente produção analisa a relevância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem a partir da realização do Projeto Setembro Amarelo - Dentro de um abraço (PSADUA). Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de questionários, aplicados com 65 alunos de 6º a 9º ano e com 3 professores participantes do projeto, de uma escola pública municipal de tempo integral da cidade de Piripiri/PI, no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva através do programa Excel 365. A proposta foi desenvolvida partindo do pressuposto que no mês de setembro realiza-se a campanha do setembro amarelo, campanha mundial que faz referência a conscientização do combate ao suicídio e sugere ações a serem desenvolvidas relacionadas às emoções. Foram desenvolvidas atividades com os discentes objetivando ressaltar a importância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem, além de ressaltar a importância dos discentes enquanto parte da comunidade escolar. A pesquisa evidenciou a importância de se trabalhar as habilidades emocionais destes estudantes ao passo que após a realização do projeto 100% dos docentes afirmaram que os discentes apresentaram melhoria na aprendizagem e em aspectos emocionais relacionados ao comportamento e convívio com os outros pares e equipe escolar. Após o PSADUA verificou-se: uma maior proximidade dos estudantes com as pessoas no ambiente escolar; que 55% dos discentes se sentiam tristes, desanimados ou ansiosos antes de participar do PSADUA; que 65% dos discente se sentiram felizes depois de participar do PSADUA, que 69% dos discentes afirmarem que mudaram seu comportamento para melhor após a participação no PSADUA e, que 65% demonstraram uma maior proximidade com toda a comunidade escolar após participar do PSADUA. Conclui-se que a maioria dos discentes ficaram mais abertos ao diálogo e à interação facilitando o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12019_TB5536_04102023094458.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LAURA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA COSTA"
    "autor_email" => "flauracosta09@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente produção analisa a relevância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem a partir da realização do Projeto Setembro Amarelo - Dentro de um abraço (PSADUA). Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de questionários, aplicados com 65 alunos de 6º a 9º ano e com 3 professores participantes do projeto, de uma escola pública municipal de tempo integral da cidade de Piripiri/PI, no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva através do programa Excel 365. A proposta foi desenvolvida partindo do pressuposto que no mês de setembro realiza-se a campanha do setembro amarelo, campanha mundial que faz referência a conscientização do combate ao suicídio e sugere ações a serem desenvolvidas relacionadas às emoções. Foram desenvolvidas atividades com os discentes objetivando ressaltar a importância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem, além de ressaltar a importância dos discentes enquanto parte da comunidade escolar. A pesquisa evidenciou a importância de se trabalhar as habilidades emocionais destes estudantes ao passo que após a realização do projeto 100% dos docentes afirmaram que os discentes apresentaram melhoria na aprendizagem e em aspectos emocionais relacionados ao comportamento e convívio com os outros pares e equipe escolar. Após o PSADUA verificou-se: uma maior proximidade dos estudantes com as pessoas no ambiente escolar; que 55% dos discentes se sentiam tristes, desanimados ou ansiosos antes de participar do PSADUA; que 65% dos discente se sentiram felizes depois de participar do PSADUA, que 69% dos discentes afirmarem que mudaram seu comportamento para melhor após a participação no PSADUA e, que 65% demonstraram uma maior proximidade com toda a comunidade escolar após participar do PSADUA. Conclui-se que a maioria dos discentes ficaram mais abertos ao diálogo e à interação facilitando o processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.