A presente produção analisa a relevância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem a partir da realização do Projeto Setembro Amarelo - Dentro de um abraço (PSADUA). Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de questionários, aplicados com 65 alunos de 6º a 9º ano e com 3 professores participantes do projeto, de uma escola pública municipal de tempo integral da cidade de Piripiri/PI, no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva através do programa Excel 365. A proposta foi desenvolvida partindo do pressuposto que no mês de setembro realiza-se a campanha do setembro amarelo, campanha mundial que faz referência a conscientização do combate ao suicídio e sugere ações a serem desenvolvidas relacionadas às emoções. Foram desenvolvidas atividades com os discentes objetivando ressaltar a importância dos aspectos emocionais no processo ensino-aprendizagem, além de ressaltar a importância dos discentes enquanto parte da comunidade escolar. A pesquisa evidenciou a importância de se trabalhar as habilidades emocionais destes estudantes ao passo que após a realização do projeto 100% dos docentes afirmaram que os discentes apresentaram melhoria na aprendizagem e em aspectos emocionais relacionados ao comportamento e convívio com os outros pares e equipe escolar. Após o PSADUA verificou-se: uma maior proximidade dos estudantes com as pessoas no ambiente escolar; que 55% dos discentes se sentiam tristes, desanimados ou ansiosos antes de participar do PSADUA; que 65% dos discente se sentiram felizes depois de participar do PSADUA, que 69% dos discentes afirmarem que mudaram seu comportamento para melhor após a participação no PSADUA e, que 65% demonstraram uma maior proximidade com toda a comunidade escolar após participar do PSADUA. Conclui-se que a maioria dos discentes ficaram mais abertos ao diálogo e à interação facilitando o processo ensino-aprendizagem.