Este artigo objetiva apresentar resultados de uma pesquisa qualitativa, envolvendo situações-problema sobre o Campo Conceitual Aditivo. Trata-se de uma teoria cognitivista que estuda essas situações por meio de vários conceitos e procedimentos, indo de encontro à metodologia tradicional, pautada no expositivo e hoje bastante criticada por prezar a memorização e a repetição. Assim, o objetivo do estudo foi analisar as compreensões apresentadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no movimento de resolução de situações-problema envolvendo o Campo Conceitual Aditivo. Para isso, foi aplicado um questionário com onze situações-problema que envolviam as seis categorias desse campo na série indicada, em uma escola pública na cidade de Pindobaçu - Bahia. Para este artigo, foram analisadas seis dessas situações-problema, categorizadas como situações de composição, transformação e comparação. Procurou-se identificar as estratégias de resolução usadas pelos alunos. Nessas análises, foi percebido que os estudantes tiveram maior dificuldade na compreensão de situações-problema da categoria de comparação (2ª extensão), seguida pelas de transformação e composição. Entre os principais erros encontrados, destacam-se aqueles referentes à escolha da operação correta, além de dificuldades na formalização das operações e nos cálculos de subtrações com reserva. Diante desses resultados, sugere-se que as categorias do Campo Conceitual Aditivo mencionadas estejam presentes nas salas de aula, de formas diversificadas, nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para um melhor aproveitamento dos estudantes.