Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAR PARA A REEXISTÊNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROJETO SAEB EM UMA ESCOLA DO PALEI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96705
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2729
    "inscrito_id" => 14984
    "titulo" => "PLANEJAR PARA A REEXISTÊNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROJETO SAEB EM UMA ESCOLA DO PALEI"
    "resumo" => "O presente trabalho discute sobre como uma turma de 9º ano de uma escola periférica do Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI) vivencia suas experiências na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB nas oficinas de Leitura e Produção Textual. Para isso, destaca-se como objetivo geral o de refletir sobre as marcas de protagonismo dos estudantes na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB, assim como suas implicações para o letramento dos estudantes. Como principal referencial teórico, embasa-se esta pesquisa em Souza (2011), a partir do conceito de Letramentos de Reexistência; Hall (2000), com concepções de identidades culturais; e Adichie (2014), sobre os perigos de uma história única. Para aplicação metodológica escolheu-se a pesquisa-ação social com base empírica a partir de Thiollent (2015). Como principais resultados iniciais, destacam-se: a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como a concepção de processo suscetível à reformulação constante com foco no protagonismo do estudante do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14984_TB2729_09052023001718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAI SOARES SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAI"
    "autor_email" => "elienai.soares12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96705
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2729
    "inscrito_id" => 14984
    "titulo" => "PLANEJAR PARA A REEXISTÊNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROJETO SAEB EM UMA ESCOLA DO PALEI"
    "resumo" => "O presente trabalho discute sobre como uma turma de 9º ano de uma escola periférica do Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI) vivencia suas experiências na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB nas oficinas de Leitura e Produção Textual. Para isso, destaca-se como objetivo geral o de refletir sobre as marcas de protagonismo dos estudantes na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB, assim como suas implicações para o letramento dos estudantes. Como principal referencial teórico, embasa-se esta pesquisa em Souza (2011), a partir do conceito de Letramentos de Reexistência; Hall (2000), com concepções de identidades culturais; e Adichie (2014), sobre os perigos de uma história única. Para aplicação metodológica escolheu-se a pesquisa-ação social com base empírica a partir de Thiollent (2015). Como principais resultados iniciais, destacam-se: a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como a concepção de processo suscetível à reformulação constante com foco no protagonismo do estudante do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14984_TB2729_09052023001718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAI SOARES SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAI"
    "autor_email" => "elienai.soares12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho discute sobre como uma turma de 9º ano de uma escola periférica do Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI) vivencia suas experiências na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB nas oficinas de Leitura e Produção Textual. Para isso, destaca-se como objetivo geral o de refletir sobre as marcas de protagonismo dos estudantes na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB, assim como suas implicações para o letramento dos estudantes. Como principal referencial teórico, embasa-se esta pesquisa em Souza (2011), a partir do conceito de Letramentos de Reexistência; Hall (2000), com concepções de identidades culturais; e Adichie (2014), sobre os perigos de uma história única. Para aplicação metodológica escolheu-se a pesquisa-ação social com base empírica a partir de Thiollent (2015). Como principais resultados iniciais, destacam-se: a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como a concepção de processo suscetível à reformulação constante com foco no protagonismo do estudante do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.