O presente trabalho discute sobre como uma turma de 9º ano de uma escola periférica do Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI) vivencia suas experiências na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB nas oficinas de Leitura e Produção Textual. Para isso, destaca-se como objetivo geral o de refletir sobre as marcas de protagonismo dos estudantes na construção compartilhada do planejamento do Projeto SAEB, assim como suas implicações para o letramento dos estudantes. Como principal referencial teórico, embasa-se esta pesquisa em Souza (2011), a partir do conceito de Letramentos de Reexistência; Hall (2000), com concepções de identidades culturais; e Adichie (2014), sobre os perigos de uma história única. Para aplicação metodológica escolheu-se a pesquisa-ação social com base empírica a partir de Thiollent (2015). Como principais resultados iniciais, destacam-se: a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como a concepção de processo suscetível à reformulação constante com foco no protagonismo do estudante do Ensino Fundamental.