Considerando a necessidade de formação pedagógica dos estudantes da Licenciatura em Sociologia que historicamente, segundo Florestan Fernandes, se mantém refém de uma conduta pedagógica enciclopédica e formal, fruto de uma formação acadêmica com perfil de Bacharelado; a Residência Pedagógica em Sociologia se torna uma oportunidade de inserção do licenciando na escola-campo, com uma metodologia diferenciada dos estágios supervisionados ao possibilitar vivências do cotidiano escolar, organização do espaço, diretrizes de funcionamento da escola, currículo e práticas pedagógicas. A partir de uma observação participante, descrevemos e analisamos as condutas dos residentes na construção metodológica de um infográfico, metodologia ativa e sequência didática, em interação com os (as) estudantes na temática de Relações de Gênero e Protagonismo Feminismo, desenvolvidas em quatro turmas de terceiras séries do ensino médio profissional da Escola Cidadã Integral e Técnica Dr. Elpídio de Almeida - Estadual da Prata. A residência teve um papel fundamental na promoção do ensino de sociologia ao despertar nos (nas) estudantes o interesse pela pesquisa, trazendo a pesquisa exploratória para o ensino básico mediada por metodologias ativas. As análises evidenciam que as metodologias ativas rompem com o enciclopedismo do ensino tradicional e despertam o interesse dos (as) estudantes pelos conteúdos de sociologia no ensino médio.