A comunidade de indivíduos portadores de deficiência auditiva faz parte de uma parcela importante da sociedade brasileira. Apesar dos desafios de acessibilidade enfrentados por essa comunidade, nos últimos anos, ela tem alcançado conquistas significativas em vários cenários. Por outro lado, muitos recursos educacionais que são produzidos diariamente (como vídeos, tutoriais e outros conteúdos online) nem sempre são adaptados para os estudantes com dificuldades de audição, em especial, os matriculados em cursos da área técnica como, por exemplo, Informática. Observa-se, assim, que a ausência de estratégias de comunicação inclusiva pode resultar em um aprendizado deficiente e que prejudique, assim, o surgimento de oportunidades futuras para esses alunos no mercado de trabalho. Portanto, ferramentas e estratégias que viabilizem uma comunicação eficaz é fundamental para que o aprendizado pleno seja viabilizado para esses estudantes. Nos últimos anos, vários trabalhos foram apresentados para auxiliar estudantes ingressantes em cursos da área de computação. Em geral, esses trabalhos são ferramentas que fornecem glossários de termos técnicos ou métodos para o ensino de pensamento computacional. Neste trabalho, é apresentada uma ferramenta constituída por um glossário colaborativo de termos técnicos de informática. Os itens do glossário são associados a vídeo-termos e são inseridos manualmente ou de forma automática por um módulo de web scraping. Os resultados encontrados evidenciam a importância da ferramenta proposta como uma alternativa viável e eficaz para a promoção da acessibilidade da comunidade surda.