A pesquisa buscou analisar as implicações do trabalho infantil na sua escolaridade, analisando as consequências na vida da criança. O estudo surgiu diante da discursão e vivência sobre a seguinte temática pela região TOCANTINA, mediante da necessidade de observar como as crianças e adolescentes que necessitam do trabalho para a sobrevivência no mundo educacional, estão se adequando ao ensino de acordo com suas necessidades, entendendo os aspectos socioeconômicos, em que são criadas os reflexos educacionais, para assim então trazer ao estímulo, a busca de conhecimento no aluno e a elaboração de possíveis soluções para essa problemática. Para esse estudo adotou-se o método de pesquisa bibliográfica sendo ela então fundamentada em autores como Vygotsky (1996), Maarten Simons e Jan Maaschelein (2013) e Anísio Teixeira (1968) dentre outros , para assim compreendermos a inserção precoce do trabalho na vida da criança de maneira eficaz . Após análises e estudos de tais teóricos e diversos livros e artigos, tornou-se nítido a importância do professor para com o aluno como um ser inserido em uma sociedade social e econômica, é de suma importância que os professores ajam com compreensão e auxílio, além de observar a visão do aluno a respeito do ocorrido. Nesse sentido, busca-se responder a seguinte problemática em prol do trabalho infantil, tendo como resolutiva o estimular e o despertar da visão das consequências de uma estrutura econômica federal política e social, que necessita de políticas públicas para que se extingue tal ação e violência contra a criança.