Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POESIA DE CORDEL EM SALA: O FEMININO EM FOCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95675
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 12449
    "titulo" => "POESIA DE CORDEL EM SALA: O FEMININO EM FOCO"
    "resumo" => "A leitura literária de cordéis de autoria feminina ainda é incipiente no ambiente escolar, como consequência os estudantes apresentam pouco conhecimento deste gênero literário como produto de feitura feminina. Assim, o objetivo deste trabalho está em oportunizar a leitura do texto poético para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública com vista a formação de um leitor literário capaz de reconhecer o valor estético, literário, social e humano do cordel feminino. Para isto, propusemos a leitura de cordéis que tenham a mulher como tema e autoria, como a obra Heroínas negras em 15 cordéis (2020), da escritora Jarid Arraes, uma coletânea de cordéis que retratam a trajetória de vida e luta de mulheres negras que inspiram reflexão na atualidade. Para isso, adotaremos a metodologia o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988). As ações serão pautadas em pressupostos teóricos que discutem a leitura (ORLANDI, 2012; SOLÉ, 2014), a leitura literária e a formação do leitor (COLOMER, 2007; 2003; SOUZA e FEBA, 2011), o letramento literário (COSSON, 2021; SOUZA e COSSON, 2011), a Literatura de Cordel e sua presença na sala de aula (ABREU, 1999; MARINHO E PINHEIRO, 2012; QUEIROZ, 2006; HAURÉLIO, 2013), e a questão feminina (DUARTE 1995; BUTLER, 2003) entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para a formação de alunos/ leitores capazes de reconhecerem no texto literário de cordel com autoria feminina um campo propício para ampliar seus horizontes de expectativas e oportunizar a reflexão e o posicionamento sobre seus contextos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12449_TB1358_07112023201914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIZ CLAUDIA BALBINO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LAIZ"
    "autor_email" => "laisbalbino72@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95675
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 12449
    "titulo" => "POESIA DE CORDEL EM SALA: O FEMININO EM FOCO"
    "resumo" => "A leitura literária de cordéis de autoria feminina ainda é incipiente no ambiente escolar, como consequência os estudantes apresentam pouco conhecimento deste gênero literário como produto de feitura feminina. Assim, o objetivo deste trabalho está em oportunizar a leitura do texto poético para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública com vista a formação de um leitor literário capaz de reconhecer o valor estético, literário, social e humano do cordel feminino. Para isto, propusemos a leitura de cordéis que tenham a mulher como tema e autoria, como a obra Heroínas negras em 15 cordéis (2020), da escritora Jarid Arraes, uma coletânea de cordéis que retratam a trajetória de vida e luta de mulheres negras que inspiram reflexão na atualidade. Para isso, adotaremos a metodologia o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988). As ações serão pautadas em pressupostos teóricos que discutem a leitura (ORLANDI, 2012; SOLÉ, 2014), a leitura literária e a formação do leitor (COLOMER, 2007; 2003; SOUZA e FEBA, 2011), o letramento literário (COSSON, 2021; SOUZA e COSSON, 2011), a Literatura de Cordel e sua presença na sala de aula (ABREU, 1999; MARINHO E PINHEIRO, 2012; QUEIROZ, 2006; HAURÉLIO, 2013), e a questão feminina (DUARTE 1995; BUTLER, 2003) entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para a formação de alunos/ leitores capazes de reconhecerem no texto literário de cordel com autoria feminina um campo propício para ampliar seus horizontes de expectativas e oportunizar a reflexão e o posicionamento sobre seus contextos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12449_TB1358_07112023201914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIZ CLAUDIA BALBINO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LAIZ"
    "autor_email" => "laisbalbino72@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura literária de cordéis de autoria feminina ainda é incipiente no ambiente escolar, como consequência os estudantes apresentam pouco conhecimento deste gênero literário como produto de feitura feminina. Assim, o objetivo deste trabalho está em oportunizar a leitura do texto poético para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública com vista a formação de um leitor literário capaz de reconhecer o valor estético, literário, social e humano do cordel feminino. Para isto, propusemos a leitura de cordéis que tenham a mulher como tema e autoria, como a obra Heroínas negras em 15 cordéis (2020), da escritora Jarid Arraes, uma coletânea de cordéis que retratam a trajetória de vida e luta de mulheres negras que inspiram reflexão na atualidade. Para isso, adotaremos a metodologia o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988). As ações serão pautadas em pressupostos teóricos que discutem a leitura (ORLANDI, 2012; SOLÉ, 2014), a leitura literária e a formação do leitor (COLOMER, 2007; 2003; SOUZA e FEBA, 2011), o letramento literário (COSSON, 2021; SOUZA e COSSON, 2011), a Literatura de Cordel e sua presença na sala de aula (ABREU, 1999; MARINHO E PINHEIRO, 2012; QUEIROZ, 2006; HAURÉLIO, 2013), e a questão feminina (DUARTE 1995; BUTLER, 2003) entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para a formação de alunos/ leitores capazes de reconhecerem no texto literário de cordel com autoria feminina um campo propício para ampliar seus horizontes de expectativas e oportunizar a reflexão e o posicionamento sobre seus contextos sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.