O presente artigo busca manusear a literatura infantil e seus clássicos com ferramentas de descobertas, explorações e desenvolvimento do púbico alvo, por meio do mundo da leitura, e tendo como objetivo maior proporcionar aos estudantes o reconhecimento da literatura infantil como acervo intelectual de fomento à leitura é a cultura; a partir das práticas pedagógicas que provem a reflexão coletiva sobre as obras clássicas que favorecem a formação crítica , evidenciando a importância e os benefícios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na U.E.I. Mãe Dayse . Partindo dessas primícias o método desenvolvido na pesquisa é de campo exploratória, com abordagem qualitativa, com aponte teórico; Freire (2009), Bakhtin (1992), Coelho (2002), dentre outros acervos bibliográficos e documentos legais. O hábito da leitura desde cedo, além de torna-se um exercício para nosso cérebro, tem o poder de conectar o aluno ao mundo, de forma mágica e com facilidade, estimular a criança a ser um leitor que sinta prazer em ter o contato com o mundo literário. Ler não é somente unir palavras e balbuciar sons, vai além de conhecer as letras, significa criar elos com a arte de construir ilustrações e produções textuais, ao haver contato com o livros , o estudante passa a imagina-se na história podendo assim recriar seu próprio conto portanto a partir dessa perspectiva entende-se que é de grande importância que a escola trabalhe com o objetivo de tornar a leitura uma prática social. Tendo assim como resultado a potencialização e apreciação da literatura no processo de desenvolvimento dos alunos, promovendo um legado cultural e social a interpretação e leitura de mundo , a partir do senso crítico estimulado nos alunos .