TENDA LITERÁRIA: EXPLORANDO A LITERATURA INFANTIL NA UEI MÃE DAYSE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98745 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5399 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "TENDA LITERÁRIA: EXPLORANDO A LITERATURA INFANTIL NA UEI MÃE DAYSE" "resumo" => "O presente artigo busca manusear a literatura infantil e seus clássicos com ferramentas de descobertas, explorações e desenvolvimento do púbico alvo, por meio do mundo da leitura, e tendo como objetivo maior proporcionar aos estudantes o reconhecimento da literatura infantil como acervo intelectual de fomento à leitura é a cultura; a partir das práticas pedagógicas que provem a reflexão coletiva sobre as obras clássicas que favorecem a formação crítica , evidenciando a importância e os benefícios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na U.E.I. Mãe Dayse . Partindo dessas primícias o método desenvolvido na pesquisa é de campo exploratória, com abordagem qualitativa, com aponte teórico; Freire (2009), Bakhtin (1992), Coelho (2002), dentre outros acervos bibliográficos e documentos legais. O hábito da leitura desde cedo, além de torna-se um exercício para nosso cérebro, tem o poder de conectar o aluno ao mundo, de forma mágica e com facilidade, estimular a criança a ser um leitor que sinta prazer em ter o contato com o mundo literário. Ler não é somente unir palavras e balbuciar sons, vai além de conhecer as letras, significa criar elos com a arte de construir ilustrações e produções textuais, ao haver contato com o livros , o estudante passa a imagina-se na história podendo assim recriar seu próprio conto portanto a partir dessa perspectiva entende-se que é de grande importância que a escola trabalhe com o objetivo de tornar a leitura uma prática social. Tendo assim como resultado a potencialização e apreciação da literatura no processo de desenvolvimento dos alunos, promovendo um legado cultural e social a interpretação e leitura de mundo , a partir do senso crítico estimulado nos alunos ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID156_TB5399_20062023083500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Regiane" "autor_email" => "regyanejc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98745 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5399 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "TENDA LITERÁRIA: EXPLORANDO A LITERATURA INFANTIL NA UEI MÃE DAYSE" "resumo" => "O presente artigo busca manusear a literatura infantil e seus clássicos com ferramentas de descobertas, explorações e desenvolvimento do púbico alvo, por meio do mundo da leitura, e tendo como objetivo maior proporcionar aos estudantes o reconhecimento da literatura infantil como acervo intelectual de fomento à leitura é a cultura; a partir das práticas pedagógicas que provem a reflexão coletiva sobre as obras clássicas que favorecem a formação crítica , evidenciando a importância e os benefícios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na U.E.I. Mãe Dayse . Partindo dessas primícias o método desenvolvido na pesquisa é de campo exploratória, com abordagem qualitativa, com aponte teórico; Freire (2009), Bakhtin (1992), Coelho (2002), dentre outros acervos bibliográficos e documentos legais. O hábito da leitura desde cedo, além de torna-se um exercício para nosso cérebro, tem o poder de conectar o aluno ao mundo, de forma mágica e com facilidade, estimular a criança a ser um leitor que sinta prazer em ter o contato com o mundo literário. Ler não é somente unir palavras e balbuciar sons, vai além de conhecer as letras, significa criar elos com a arte de construir ilustrações e produções textuais, ao haver contato com o livros , o estudante passa a imagina-se na história podendo assim recriar seu próprio conto portanto a partir dessa perspectiva entende-se que é de grande importância que a escola trabalhe com o objetivo de tornar a leitura uma prática social. Tendo assim como resultado a potencialização e apreciação da literatura no processo de desenvolvimento dos alunos, promovendo um legado cultural e social a interpretação e leitura de mundo , a partir do senso crítico estimulado nos alunos ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID156_TB5399_20062023083500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Regiane" "autor_email" => "regyanejc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }