Estudar Geografia é um desafio, principalmente quando pensamos na cartografia escolar, uma vez que essa temática deve ser aprofundada, pois ainda é algo muito desafiador no cotidiano de professores e alunos. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar as metodologias e práticas utilizadas pelos professores, dando ênfase à alfabetização cartográfica utilizadas nas turmas de 6º ano do ensino fundamental anos finais, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, Guarabira/PB. O trabalho traz consigo reflexões sobre a formação do professor para ministrar aulas no ensino fundamental anos finais, e quais os impactos da não alfabetização cartográfica na vida dos alunos ao chegarem no 6º ano do fundamental anos finais. A pesquisa de cunho qualitativa, na busca de averiguar se ocorreu a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do fundamental, e como esse processo de ensino aprendizagem ocorre nas turmas de 6º ano. Além de uma construção teórica, trabalhando os conceitos importantes para a alfabetização cartográfica, foi feito uma pesquisa em lócus realizada, quando a autora participou do programa Residência Pedagógica, com aplicação de dois questionários semiestruturados com os alunos. Se utilizando de conceitos básicos da linguagem cartográfica: lateralidade, orientação e leitura e interpretação de mapas, para diagnosticar quais os conhecimentos sobre cartografia que os alunos dominam ao chegarem no 6ª ano no início do ano letivo, outro questionário no final do ano letivo, para diagnosticar se teve evolução desses conhecimentos. Nos resultados da pesquisa foi constatado que os alunos não tiveram uma alfabetização cartográfica adequada nas séries iniciais, entretanto, conseguiram evoluir na leitura e interpretação de mapas no 6º ano do fundamental anos finais. Portanto, o trabalho ressalta a importância dos conhecimentos cartográficos na vida cotidiana do aluno, para que o mesmo consiga fazer a leitura do mundo ao seu redor.