O presente trabalho é pautado no Estágio de Observação realizado na disciplina de Estágio III do 7° semestre do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri- URCA. Essa pesquisa traz em sua análise as reflexões obtidas por meio dessa prática observatória no âmbito escolar, no qual se aprende com os alunos e professores os vários desafios do ser professor nos dias atuais e no quanto isso é de suma importância para se pensar o exercício da futura profissão. Vale destacar, a importância da figura do professor de História para a contemporaneidade, visto que diante de uma sociedade marcada pelo bombardeamento de fake News, onda crescente de negacionismos, discursos de ódio que legitimam o saber através do poder e a febre pela busca de conhecimentos instantâneos nas plataformas midiáticas como Youtube. Fatores esses que necessitam cada vez mais de um olhar crítico e do auxílio dos docentes em História para descolonizar o saber. O arcabouço metodológico dessa pesquisa qualitativa é o levantamento bibliográfico e as experiências advindas do Estágio III. A pesquisa visa a partir dessa análise compreender e mostrar como essas experiências são fundamentais para nós enquanto discentes-docentes em formação. Pretende-se com a pesquisa auxiliar na gama de discussões cerca das peculiaridades do ambiente escolar e da formação dos discentes de História na contemporaneidade.