Considerando as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização dos alunos da rede pública do município de Marituba, no Pará, sobretudo no que concerne aos obstáculos educacionais e alfabetizadores provenientes da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) propôs a implementação do Projeto Alfa em Ação. A efetivação do projeto, iniciada no ano de 2021, envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, destinada à realização de treinamentos e oficinas focadas em estratégias de ensino da leitura e da escrita. Além disso, a equipe responsável promove ações de acompanhamento pedagógico permanente, a fim de auxiliar os professores regentes durante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da implementação do Projeto Alfa em Ação na formação de professores e sua influência na promoção da alfabetização efetiva no município de Marituba. Por meio de uma revisão de literatura, são exploradas teorias, abordagens e estratégias relevantes para a alfabetização efetiva, assim como a observação sistemática e a participação ativa nas experiências ao longo do processo de formação de professores atendidos pelo projeto. A discussão dos resultados destaca a importância de uma formação continuada e aprofundada para os docentes, ressaltando como o Projeto Alfa em Ação pode proporcionar uma abordagem pedagógica mais eficiente e abrangente. Em algumas conclusões prévias, o Projeto Alfa em Ação se destaca como uma iniciativa promissora na formação de professores para a promoção da alfabetização efetiva. Os resultados evidenciam a importância de investir em programas e estratégias de formação que capacitem os educadores, permitindo-lhes desempenhar um papel fundamental na construção de bases sólidas de alfabetização para os alunos. Essa abordagem contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos indivíduos na sociedade.